Relatos de histórias de vida na Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Virgílio Lisboa do Val UNITAU - Universidade de Taubaté - SP
  • Ana Paula Lemos de Oliveira UNITAU - Universidade de Taubaté - SP
  • Mariana Aranha de Souza UNITAU - Universidade de Taubaté - SP https://orcid.org/0000-0002-2229-0630
  • Maria Aparecida Campos Diniz de Castro UNITAU - Universidade de Taubaté - SP

Palavras-chave:

Narrativas, Memória, Histórias de vida.

Resumo

RESUMO

 O presente estudo teve como objetivo investigar a construção do conhecimento a partir de relatos de histórias de vida de estudantes no 1º segmento do Ensino Fundamental na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A fundamentação teórica apoiou-se em autores que vêm discutindo a temática do conhecimento profissional docente e das estratégias de ensino, bem como da memória na construção do conhecimento. A pesquisa realizada foi de abordagem qualitativa, apoiando-se no uso de narrativas para reconstruir as memórias de vida dos estudantes, considerando a mediação da professora da turma. Teve como participantes uma professora e 15 estudantes de EJA de uma escola da região Sul do Estado do Rio de Janeiro. Como instrumentos de pesquisa realizaram-se (i) entrevista aberta com a professora, com roteiro flexível, a fim de compreender suas experiências formativas e suas práticas; e (ii) análise do material produzido pelos estudantes. Após a transcrição da entrevista foi realizada a análise de conteúdo, considerando as produções dos alunos. Os resultados obtidos apontaram o crescimento e o desenvolvimento dos estudantes envolvidos no resgate de suas memórias para os relatos de construção da história de vida de cada um. Entre os aspectos favoráveis destacam-se a importância atribuída pela entrevistada ao apoio encontrado pelos estudantes no espaço escolar para a construção de um aprendizado realmente significativo e transformador, propiciando a aprendizagem pelos relatos de experiências de vida, e, o aprendizado com os próprios pares por meio dos saberes e da experiência produzidos em sala de aula. Os dados indicam que, para os participantes da pesquisa, a escola e a própria sala de aula constituem espaços privilegiados de aprendizagem, de exercício da cidadania e de reconstrução da autoestima, o que contribui para a transformação da vida destes jovens e adultos.

 

Palavras-chave: Narrativas; Memória; Histórias de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgílio Lisboa do Val, UNITAU - Universidade de Taubaté - SP

Virgílio Lisboa do Val

Mestrando em Educação pela Universidade de Taubaté – SP. MBA em Gestão Empreendedora com Ênfase em Educação pela UFF- RJ, Especialista em Gestão da Educação pela UFJF-MG, Especialista em História Social pela FERP – Volta Redonda-RJ. Graduado em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Geraldo Di Biase, Graduado em História e Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Volta Redonda. Professor da Rede Estadual do Rio de Janeiro, Diretor Escolar do SESI – RJ e Supervisor Educacional da Fundação Educacional de Volta Redonda.

E-mail: lisboadovalvirgilio@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8968131748820412

Ana Paula Lemos de Oliveira, UNITAU - Universidade de Taubaté - SP

ANA PAULA LEMOS OLIVEIRA:

Mestranda em Educação pela UNITAU - Universidade de Taubaté – SP. Especialista MBA em Gestão Empreendedora com Ênfase em Educação pela UFF – RJ. Graduada em Pedagogia pelo UGB- Centro Universitário Geraldo Di Biase. Possui experiência como Pedagoga e gestora escolar. Atualmente atua como:  Diretora Escolar do SESI – RJ.

E-mail: aploliveira@firjan.com.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8608391628563575

Mariana Aranha de Souza, UNITAU - Universidade de Taubaté - SP

MARIANA ARANHA DE SOUZA:

Doutora e Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pedagoga pela Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher. Atualmente atua como: Professora do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas. Professora do Mestrado em Educação da Universidade de Taubaté. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade - GEPI-PUC-SP, e do Núcleo de Saberes e Práticas em Educação à Distância da Universidade de Taubaté.

E-mail: profa.maaranha@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2229-0630

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1486008243996275

Maria Aparecida Campos Diniz de Castro, UNITAU - Universidade de Taubaté - SP

MARIA APARECIDA CAMPOS DINIZ DE CASTRO:

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté, mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado e Pós-doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Foi professora colaboradora doutora da Universidade de Taubaté, no quadro docente efetivo do Departamento de Pedagogia. Foi membro do Conselho Universitário da UNITAU, Atualmente atua como: pesquisadora e coordenadora de projetos de pesquisa financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional CAPES e PIBID; (i) orienta alunos do Programa de Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Humano e Mestrado Profissional em Educação, ambos pela UNITAU; e (ii) coordena curso de graduação na Faculdade Dehoniana.

E-mail: nenacdiniz@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5223748005583046

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/base/o-que.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Coleção Leitura, São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GAUTHIER, Clermont. TARDIF, Maurice. A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Tradução de Lucy Magalhães. Petrópolis, RJ. Vozes, 2010

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antonio (Org.) Vidas de professores. Portugal: Porto Editora. p. 39, 1992.

IZIQUIERDO, Iván. Memória. Porto Alegre: ArtMed,2011. Cap. 1: O que é a memória

LUDKE, Menga & ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, Editora Pedagógica e Universitária, 1986

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

PIAGET, Jean. A epistemologia genética. São Paulo: Victor Civita, 1983.

ROLDÃO, Maria do Céu. Estratégias de Ensino: o saber e o agir do professor. Vila Nova de Gaia PT. Fundação Manuel Leão, 2009

TARDIF, M. e RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, local, v., nº 73, Dezembro, 2000.

VYGOTSKY, l. S. Teoria e Método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Como Citar

DO VAL, V. L.; DE OLIVEIRA, A. P. L.; DE SOUZA, M. A.; DE CASTRO, M. A. C. D. Relatos de histórias de vida na Educação de Jovens e Adultos. Sede de Ler, v. 8, n. 1, p. 31-43, 1 jun. 2021.