INTERAÇÃO E COMPETIÇÃO COMO POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS PARA O ENSINO DE LEITURA
Palavras-chave:
Ensino, Língua Portuguesa, LeituraResumo
Neste relato objetivamos compartilhar experiências exitosas no trabalho com o componente Língua Portuguesa, sobretudo, com a prática de linguagem da leitura. Neste intento, recorremos a autores como Antunes (2003) e Solé (1998) como forma de ancorar nossas reflexões nas concepções das autoras supracitadas sobre a leitura na sala de aula, bem como na compreensão acerca do ensino de estratégias de leitura. Em seguida, relatamos algumas, dentre muitas, ações que foram realizadas em turmas do 9º Ano de uma escola de ensino fundamental do município de Caucaia-CE. Nestas ações, colocamos em pauta o ensino de leitura calcado em práticas significativas, dinâmicas e interativas. Diante do exposto, os dados do SPAECE referentes ao ano letivo de 2019 comprovam um crescimento no nível de proficiência dos estudantes avaliados. Atribuímos este feito a fatores diversos, mas principalmente às ações que se pautaram na agentividade dos estudantes e seu consequente papel protagônico. Concluímos este relato lançando reflexões acerca do trabalho com a leitura nas aulas de Língua Portuguesa, bem como apontando fatores que contribuem para a promoção de uma educação significativa.
Downloads
Referências
ANTUNES, I. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/lingua-portuguesa. Acesso em: 05 jul. 2022.
CEARÁ. Matriz de Referência do SPAECE. 2016. Disponível em: https://spaece.caedufjf.net/wp-content/uploads/2012/07/CE-SPAECE-2016-MATRIZ-LP-9EF.pdf. Acesso em: 09 jul. 2022.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
SOLÉ, I. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sede de Ler
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar seu material na revista Sede de Ler, o/a autor/a demonstra que está de acordo com os termos a seguir:
a) Seus direitos autorais serão mantidos, mas o direito à primeira publicação do material é concedido à revista. Concomitantemente, o material será licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) – assim, o/a autor/a estará autorizado/a a compartilhar o material, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação na revista Sede de Ler.
b) O/a autor/a está autorizado/a a divulgar esta versão do material em outros âmbitos, em contratos para publicação em livros ou repositórios, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação pela revista Sede de Ler.
c) Antes ou durante o processo editorial, após aprovação do material pela revista Sede de Ler, o/a autor/a tem autorização e incentivo para divulgar e publicar seu material online, como em páginas pessoais, redes sociais ou repositórios institucionais, uma vez que, dessa forma, é possível criar oportunidades de citação e aumento do impacto da publicação (ver O Efeito do Acesso Livre).