INTERAÇÃO E COMPETIÇÃO COMO POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS PARA O ENSINO DE LEITURA

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Língua Portuguesa, Leitura

Resumo

Neste relato objetivamos compartilhar experiências exitosas no trabalho com o componente Língua Portuguesa, sobretudo, com a prática de linguagem da leitura. Neste intento, recorremos a autores como Antunes (2003) e Solé (1998) como forma de ancorar nossas reflexões nas concepções das autoras supracitadas sobre a leitura na sala de aula, bem como na compreensão acerca do ensino de estratégias de leitura. Em seguida, relatamos algumas, dentre muitas, ações que foram realizadas em turmas do 9º Ano de uma escola de ensino fundamental do município de Caucaia-CE. Nestas ações, colocamos em pauta o ensino de leitura calcado em práticas significativas, dinâmicas e interativas. Diante do exposto, os dados do SPAECE referentes ao ano letivo de 2019 comprovam um crescimento no nível de proficiência dos estudantes avaliados. Atribuímos este feito a fatores diversos, mas principalmente às ações que se pautaram na agentividade dos estudantes e seu consequente papel protagônico. Concluímos este relato lançando reflexões acerca do trabalho com a leitura nas aulas de Língua Portuguesa, bem como apontando fatores que contribuem para a promoção de uma educação significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, I. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/lingua-portuguesa. Acesso em: 05 jul. 2022.

CEARÁ. Matriz de Referência do SPAECE. 2016. Disponível em: https://spaece.caedufjf.net/wp-content/uploads/2012/07/CE-SPAECE-2016-MATRIZ-LP-9EF.pdf. Acesso em: 09 jul. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

SOLÉ, I. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2023-07-10

Como Citar

FERREIRA NETO, R. J. INTERAÇÃO E COMPETIÇÃO COMO POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS PARA O ENSINO DE LEITURA. Sede de Ler, v. 12, n. 1, p. 59 - 72, 10 jul. 2023.