DIMENSÕES DOS LETRAMENTOS LITERÁRIOS ATRAVÉS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM COMUNIDADES INDÍGENAS
Palavras-chave:
Letramentos. Práticas com literaturas. Contação de Histórias.Resumo
Este artigo apresenta as dimensões educativas dos letramentos literários, por meio da contação de histórias realizadas em comunidades indígenas. As práticas, apresentadas e analisadas neste artigo, foram realizadas por uma professora de biologia durante o Projeto Rondon/Operação Tuiuiú, nas aldeias indígenas pertencentes ao povo Nambikwara no município de Comodoro (MT). Nessa perspectiva, este estudo teve como objetivo compreender as dimensões educativas presentes nas práticas de letramento literário por meio das contações de histórias realizadas nessas comunidades. As obras literárias exploradas na contação de histórias foram: Menina Bonita do Laço de Fita e A Promessa do Girino, de Ana Maria Machado (1986) e Jeanne Willis e Tony Ross (2004), respectivamente. Este estudo possui uma abordagem qualitativa, e se desenvolve por meio de análise documental realizada nos relatórios de atividade diária feitos pela professora, no projeto de planejamento da universidade participante do edital, no relato de experiência da professora, e, nos registros fotográficos do período da expedição. Dessa forma, a grande proposição deste estudo insere-se nas dimensões dos letramentos literários como veiculadores de práticas sociais, tendo como aporte teórico os novos estudos de letramento (LEA; STREET, 2006), com foco em práticas de letramento (BARTON; HAMILTON, 2000), na educação literária (AZEVEDO; BALÇA, 2016) e nos letramentos literários (COSSON, 2012; NEVES, BUNZEN, 2021). Evidencia-se nesse estudo três dimensões educativas presentes nos letramentos literários: (a) conhecimento; (b) criação; (c) sistematização nas práticas de letramento literário, compreendendo que as literaturas são objetos potencializadores e veiculadores de educação transformadora pois promovem oportunidades de aprendizagem crítica e reflexiva e estreitam laços entre culturas.
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