DIMENSÕES DOS LETRAMENTOS LITERÁRIOS ATRAVÉS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM COMUNIDADES INDÍGENAS

Autores

Palavras-chave:

Letramentos. Práticas com literaturas. Contação de Histórias.

Resumo

Este artigo apresenta as dimensões educativas dos letramentos literários, por meio da contação de histórias realizadas em comunidades indígenas. As práticas, apresentadas e analisadas neste artigo, foram realizadas por uma professora de biologia durante o Projeto Rondon/Operação Tuiuiú, nas aldeias indígenas pertencentes ao povo Nambikwara no município de Comodoro (MT). Nessa perspectiva, este estudo teve como objetivo compreender as dimensões educativas presentes nas práticas de letramento literário por meio das contações de histórias realizadas nessas comunidades.  As obras literárias exploradas na contação de histórias foram: Menina Bonita do Laço de Fita e A Promessa do Girino, de Ana Maria Machado (1986) e Jeanne Willis e Tony Ross (2004), respectivamente. Este estudo possui uma abordagem qualitativa, e se desenvolve por meio de análise documental realizada nos relatórios de atividade diária feitos pela professora, no projeto de planejamento da universidade participante do edital, no relato de experiência da professora, e, nos registros fotográficos do período da expedição. Dessa forma, a grande proposição deste estudo insere-se nas dimensões dos letramentos literários como veiculadores de práticas sociais, tendo como aporte teórico os novos estudos de letramento (LEA; STREET, 2006), com foco em práticas de letramento (BARTON; HAMILTON, 2000), na educação literária (AZEVEDO; BALÇA, 2016) e nos letramentos literários (COSSON, 2012; NEVES, BUNZEN, 2021). Evidencia-se nesse estudo três dimensões educativas presentes nos letramentos literários: (a) conhecimento; (b) criação; (c) sistematização nas práticas de letramento literário, compreendendo que as literaturas são objetos potencializadores e veiculadores de educação transformadora pois promovem oportunidades de aprendizagem crítica e reflexiva e estreitam laços entre culturas.

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Biografia do Autor

Aline Coêlho dos Santos, FURB

Doutoranda em Educação, na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB); Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando na linha de Pesquisa referente à Tecnologias Educacionais; Pós-graduada em Auditoria e Perícia Ambiental (UNESC); Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura (UNESC). Ocupação atual: Educadora Ambiental, Produtora de Conteúdo Educativo Digital e Professora YouTuber no Canal Primatas Biologia.

Luciana Fidelis de Souza da Costa , FURB

Doutoranda em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Pós-graduada em Gestão Escolar pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI); Graduada em Letras Português - Inglês pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Participa do Grupo de Pesquisa Linguagens e Letramentos na Educação (FURB). 

Adriana Fischer, FURB

Professora na Fundação Universitária Regional de Blumenau (FURB), Brasil, no Departamento de Linguística e Estudos Literários, e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil, e Universidade do Minho (UM), Portugal; Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil, e Bacharel em Lingüística e Estudos Literários Português/Inglês pela Fundação Universitária Regional de Blumenau (FURB), Brasil.

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Publicado

2023-07-10

Como Citar

COÊLHO DOS SANTOS, A.; FIDELIS DE SOUZA DA COSTA , L. .; FISCHER, A. DIMENSÕES DOS LETRAMENTOS LITERÁRIOS ATRAVÉS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM COMUNIDADES INDÍGENAS. Sede de Ler, v. 12, n. 1, p. 12 - 25, 10 jul. 2023.