COMPREENSÃO TEXTUAL E MULTIMODALIDADE:

UMA ABORDAGEM EM TEMPOS PANDÊMICOS

Autores

  • Talita Santos Menezes Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0000-0002-5985-062X
  • Isabel Cristina Michelan de Azevedo Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Compreensão textual, multimodalidade, pandemia

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo avaliar a compreensão textual de estudantes universitários sob uma perspectiva multimodal. O estudo assume caráter descritivo, apresenta uma abordagem quali-quantitativa e pode ser classificado como bibliográfico e de campo. Como aporte teórico, este artigo baseia-se, fundamentalmente, em postulados da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM) proposta por Mayer (1997; 2005; 2014). Os dados analisados fazem parte de uma pesquisa realizada, de forma remota, durante o contexto pandêmico instaurado no Brasil. Os resultados obtidos com a coleta de dados em ambiente virtual mostram que, no teste de compreensão leitora, os leitores que tinham recursos visuais como suporte para a compreensão do conteúdo exposto no texto tiveram vantagem sobre os leitores que não tinham esse suporte visual. Os dados, então, dão indícios de que, de modo geral, um texto cuja composição agrega recursos visuais pode ser mais bem compreendido do que um texto que os prescinde.

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Biografia do Autor

Talita Santos Menezes, Universidade Federal de Sergipe

 Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (PPGL/UFS). Bolsista CAPES/BRASIL (CAPES/BRASIL/PDPG N° 12/2021). E-mail: menezestalita@hotmail.com.

Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Letras Clássicas e Vernáculas pela FFLCH da Universidade de São Paulo (USP). Professora adjunta na Universidade Federal de Sergipe (DLEV/UFS).

Referências

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Publicado

2023-07-10

Como Citar

SANTOS MENEZES, T.; MICHELAN DE AZEVEDO, I. C. COMPREENSÃO TEXTUAL E MULTIMODALIDADE:: UMA ABORDAGEM EM TEMPOS PANDÊMICOS. Sede de Ler, v. 12, n. 1, p. 46 - 58, 10 jul. 2023.