COMPREENSÃO TEXTUAL E MULTIMODALIDADE:
UMA ABORDAGEM EM TEMPOS PANDÊMICOS
Palavras-chave:
Compreensão textual, multimodalidade, pandemiaResumo
O presente trabalho tem como objetivo avaliar a compreensão textual de estudantes universitários sob uma perspectiva multimodal. O estudo assume caráter descritivo, apresenta uma abordagem quali-quantitativa e pode ser classificado como bibliográfico e de campo. Como aporte teórico, este artigo baseia-se, fundamentalmente, em postulados da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM) proposta por Mayer (1997; 2005; 2014). Os dados analisados fazem parte de uma pesquisa realizada, de forma remota, durante o contexto pandêmico instaurado no Brasil. Os resultados obtidos com a coleta de dados em ambiente virtual mostram que, no teste de compreensão leitora, os leitores que tinham recursos visuais como suporte para a compreensão do conteúdo exposto no texto tiveram vantagem sobre os leitores que não tinham esse suporte visual. Os dados, então, dão indícios de que, de modo geral, um texto cuja composição agrega recursos visuais pode ser mais bem compreendido do que um texto que os prescinde.
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