WHAT DOES YOUR HAIR LOOK LIKE? TRABALHANDO A LÍNGUA ADICIONAL SOB UMA PERSPECTIVA CRÍTICA, REFLEXIVA E DECOLONIAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COM CRIANÇAS DO PRIMEIRO CICLO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

Palavras-chave:

educação crítica, antirracista, língua estrangeira

Resumo

O presente relato de experiência se propõe a falar da língua estrangeira como língua adicional no primeiro ciclo da educação básica. Nessa perspectiva, tratamos das diversidades étnico-raciais apresentados na turma como práticas de letramentos que possam levar a uma educação reflexiva e decolonial no ensino de língua inglesa. As ideias de multimodalidade e translinguagem também aparecem como aportes teóricos que ajudam a construir essa reflexão acerca de uma educação crítica e antirracista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADICHIE, Chimamanda. O Perigo de Uma Única História. Trad. Julia Romeu. Companhia das Letras, 2019.

BELL, Lee Ann; ROBERTS, Rosemarie A.; IRANI, Kayhan; MURPHY, Brett; The Storytelling Project Curriculum: Learning About Race and Racism through Storytelling and the Arts. Storytelling Project, Barnard College, 2008.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei 9394/96. Brasília: MEC/SEF, 1996.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer n. 04/98,de 29 de janeiro de 1998. Diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental. Relatora Conselheira: Regina Alcântara de Assis. Diário Oficial da União, Brasília, p.31, 15 abr. 1998.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Portal da Legislação, Brasília, 16 fev. 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm>. Acesso em: 15 nov. 2017.» http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm

CANAGARAJAH, S. Translanguaging in the Classroom: emerging issues for research and pedagogy. Applied Linguistic review, v. 2, p. 1-28. 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, PAULO; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. 7ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

HOOKS, bell; Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo. Elefante, 2020.

___________. Ensinando a transgredir. Martins Fontes, 2ª edição. 2017

___________. Olhares negros: raça e representação. Elefante, 2019

___________. Meu cabelo é de rainha. Boitata. 2018

MC SOFFIA, Minha Rapunzel tem dread. Gravadora Independente, 2016.

SCHERNER, Flávia; Meu crespo é de rainha, poema de Bell Hooks por Samara Rosa. Youtube. 27 de junho de 2019

THIOLLENT, Michel; Metodologia da pesquisa-ação. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

ADICHIE, Chimamanda. O Perigo de Uma Única História. Trad. Julia Romeu. Companhia das Letras, 2019.

BELL, Lee Ann; ROBERTS, Rosemarie A.; IRANI, Kayhan; MURPHY, Brett; The Storytelling Project Curriculum: Learning About Race and Racism through Storytelling and the Arts. Storytelling Project, Barnard College, 2008.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei 9394/96. Brasília: MEC/SEF, 1996.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer n. 04/98,de 29 de janeiro de 1998. Diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental. Relatora Conselheira: Regina Alcântara de Assis. Diário Oficial da União, Brasília, p.31, 15 abr. 1998.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Portal da Legislação, Brasília, 16 fev. 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm>. Acesso em: 15 nov. 2017.» http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm

CANAGARAJAH, S. Translanguaging in the Classroom: emerging issues for research and pedagogy. Applied Linguistic review, v. 2, p. 1-28. 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, PAULO; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. 7ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

HOOKS, bell; Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo. Elefante, 2020.

___________. Ensinando a transgredir. Martins Fontes, 2ª edição. 2017

___________. Olhares negros: raça e representação. Elefante, 2019

___________. Meu cabelo é de rainha. Boitata. 2018

MC SOFFIA, Minha Rapunzel tem dread. Gravadora Independente, 2016.

SCHERNER, Flávia; Meu crespo é de rainha, poema de Bell Hooks por Samara Rosa. Youtube. 27 de junho de 2019

THIOLLENT, Michel; Metodologia da pesquisa-ação. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

Downloads

Publicado

2023-07-10

Como Citar

CABRAL, V. WHAT DOES YOUR HAIR LOOK LIKE? TRABALHANDO A LÍNGUA ADICIONAL SOB UMA PERSPECTIVA CRÍTICA, REFLEXIVA E DECOLONIAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COM CRIANÇAS DO PRIMEIRO CICLO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Sede de Ler, v. 12, n. 1, p. 73 - 83, 10 jul. 2023.