A Noite é dos viajantes
Palavras-chave:
Causo. Tradição Oral. LiteraturaResumo
A noite é dos viajantes é causo contado por papai para nós (eu e minhas irmãs) quando éramos crianças. Para nos dizer porque não deveríamos brincar a noite no quintal de casa, papai nos contava essa história que lhe foi contada pela tia que ouviu do pai que ouviu do pai. Ele comentava que a noite tinha sido feita para os viajantes ( almas penadas que ainda não tinha feito a passagem)
Downloads
Referências
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 8ª ed. São Paulo. GLOBAL. 2000.
FILHO, Francisco Gregório. Ler e Contar, Contar e Ler: Caderno de Histórias 2ª ed. Rio de Janeiro. Letra Capital. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sede de Ler
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar seu material na revista Sede de Ler, o/a autor/a demonstra que está de acordo com os termos a seguir:
a) Seus direitos autorais serão mantidos, mas o direito à primeira publicação do material é concedido à revista. Concomitantemente, o material será licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) – assim, o/a autor/a estará autorizado/a a compartilhar o material, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação na revista Sede de Ler.
b) O/a autor/a está autorizado/a a divulgar esta versão do material em outros âmbitos, em contratos para publicação em livros ou repositórios, contanto que sejam indicadas a autoria e a primeira publicação pela revista Sede de Ler.
c) Antes ou durante o processo editorial, após aprovação do material pela revista Sede de Ler, o/a autor/a tem autorização e incentivo para divulgar e publicar seu material online, como em páginas pessoais, redes sociais ou repositórios institucionais, uma vez que, dessa forma, é possível criar oportunidades de citação e aumento do impacto da publicação (ver O Efeito do Acesso Livre).