A LITERATURA DOS CLÁSSICOS DAS VIRTUDES: UMA LEITURA PARA DESENVOLVER A EDUCAÇÃO DAS SENSIBILIDADES
Palavras-chave:
Contos de fadas; Educação; Sensibilidades.Resumo
O objetivo deste artigo é fazer uma análise interpretativa do livro de contos de fadas Clássicos das virtudes: para crianças de todas as idades a partir de uma leitura destinada à educação das sensibilidades presente nas dez virtudes apontadas nas dez narrativas infantis selecionadas pela releitura de Paulo Moura, com ilustrações de Jéssica Olmedo (2016); no intuito de observar como a (re) adaptação dessas histórias feita por Moura pode contribuir para o ensinamento das atitudes e/ou ações humanas na formação identitária dos jovens leitores por meio da apresentação do texto literário infantil empregado nesta discussão, em sua função de educar e do divertir. Para tanto, este trabalho foi organizado nos procedimentos teóricos e metodológicos de revisão de literatura de alguns conceitos de Literatura Infantil de Zilberman (1987, 2005), Verunschk (2008) e Zancani (2006) e na proposta de Educação e sensibilidade de Santin (1997), responsáveis por alicerçar a argumentação levantada nessa breve investigação acerca deste tipo de educação presente no livro infantil em estudo.
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Referências
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