A LITERATURA DOS CLÁSSICOS DAS VIRTUDES: UMA LEITURA PARA DESENVOLVER A EDUCAÇÃO DAS SENSIBILIDADES

Autores

Palavras-chave:

Contos de fadas; Educação; Sensibilidades.

Resumo

O objetivo deste artigo é fazer uma análise interpretativa do livro de contos de fadas Clássicos das virtudes: para crianças de todas as idades a partir de uma leitura destinada à educação das sensibilidades presente nas dez virtudes apontadas nas dez narrativas infantis selecionadas pela releitura de Paulo Moura, com ilustrações de Jéssica Olmedo (2016); no intuito de observar como a (re) adaptação dessas histórias feita por Moura pode contribuir para o ensinamento das atitudes e/ou ações humanas na formação identitária dos jovens leitores por meio da apresentação do texto literário infantil empregado nesta discussão, em sua função de educar e do divertir. Para tanto, este trabalho foi organizado nos procedimentos teóricos e metodológicos de revisão de literatura de alguns conceitos de Literatura Infantil de Zilberman (1987, 2005), Verunschk (2008) e Zancani (2006) e na proposta de Educação e sensibilidade de Santin (1997), responsáveis por alicerçar a argumentação levantada nessa breve investigação acerca deste tipo de educação presente no livro infantil em estudo.   

 

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Biografia do Autor

  • Cristiane de Mesquita Alves, Universidade do Estado do Pará
    Doutora em Comunicação, Linguagens e Cultura (UNAMA/Bolsista PROSUP/CAPES). Professora da Universidade do Estado do Pará. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Linguagens e Tecnologia (CNPq/UEPA). Integrante do Grupo de Pesquisa Interfaces do Texto Amazônico (UNAMA). http://lattes.cnpq.br/6616269685664014 / https://orcid.org/0000-0002-1723-9611

Referências

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Publicado

2023-07-10

Como Citar

A LITERATURA DOS CLÁSSICOS DAS VIRTUDES: UMA LEITURA PARA DESENVOLVER A EDUCAÇÃO DAS SENSIBILIDADES. Sede de Ler, Niterói, v. 12, n. 1, p. 35–45, 2023. Disponível em: https://periodicos.uff.br/sededeler/article/view/55527. Acesso em: 7 dez. 2025.