Possibilidades de formação inicial e continuada de professores na pandemia

Autores

  • Caio Oliveira da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Dyanna Viana Vieira Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Karina Blakeley Galvão Secretaria Municipal de Educação de Niterói – Niterói, RJ, Brasil
  • Rejany dos S. Dominick Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Stéfany Bicalho Fernandes Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Taissa Rodrigues Barbosa Vieira Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Palavras-chave:

Prática reflexiva, Interação afetiva, Autoria, Inovação pedagógica, Professor-pesquisador

Resumo

Os desafios educacionais surgidos devido à pandemia de Covid-19 colocaram o grupo de licenciandos em Pedagogia em busca de práticas pedagógicas inovadoras para que fosse possível alcançar as crianças e construir um processo de aprendizagem significativo dentro das características do novo contexto educacional, que se voltou para a interação com mediação incisiva da tecnologia. Este projeto constituiu-se em uma pesquisa qualitativa com caráter exploratório e objetivou apresentar as ações e reflexões desenvolvidas, ao longo do ano de 2021, de futuros professores-pesquisadores por meio do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP), da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF). Nossas construções buscaram alcançar a emancipação dos sujeitos envolvidos na prática educativa, tendo como princípio a defesa de que todos podem e devem aprender. Para tanto, foram planejadas dinâmicas e atividades que contaram principalmente com os suportes teóricos de Magda Soares (2020) e Paulo Freire (2018). Desta forma, as experiências no PIRP possibilitaram reflexão e aprofundamento sobre as práticas pedagógicas críticas relacionadas à alfabetização e ao letramento, além de revelarem a importância de considerar as subjetividades dos/as educandos/as e de respeitá-los/as como sujeitos ativos e criativos do processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Caio Oliveira da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

Dyanna Viana Vieira, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

Karina Blakeley Galvão , Secretaria Municipal de Educação de Niterói – Niterói, RJ, Brasil

Especialista em Educação Infantil pela Faculdade São Luís (FESL) – Jaboticabal, SP, Brasil.

Rejany dos S. Dominick, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Campinas, SP, Brasil.

Stéfany Bicalho Fernandes, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

Taissa Rodrigues Barbosa Vieira, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

Referências

FAGUNDES, Tatiana Bezerra. Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 21, n. 65, p. 281-298, abril-junho 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782016216516. Acesso em 14 de dezembro de 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Artmed Editora, 2007.

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Monserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Penso Editora, 2017.

PERRENOUD, Philippe. Não mexa na minha avaliação! Uma abordagem sistêmica da mudança. IN: PERRENOUD, Philippe. Avaliação - da excelência à regulação das aprendizagens. Entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed. 1999.

Downloads

Publicado

2024-05-06

Como Citar

SILVA, C. O. DA .; VIEIRA, D. V. .; GALVÃO , K. B. .; DOMINICK, R. DOS S. .; FERNANDES, S. B. .; VIEIRA, T. R. B. . Possibilidades de formação inicial e continuada de professores na pandemia. UFF & Sociedade, v. 4, n. 4, p. 1-9 e040405, 6 maio 2024.