Possibilidades de formação inicial e continuada de professores na pandemia

Autores/as

  • Caio Oliveira da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Dyanna Viana Vieira Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Karina Blakeley Galvão Secretaria Municipal de Educação de Niterói – Niterói, RJ, Brasil
  • Rejany dos S. Dominick Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Stéfany Bicalho Fernandes Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Taissa Rodrigues Barbosa Vieira Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Palabras clave:

Prática reflexiva, Interação afetiva, Autoria, Inovação pedagógica, Professor-pesquisador

Resumen

Os desafios educacionais surgidos devido à pandemia de Covid-19 colocaram o grupo de licenciandos em Pedagogia em busca de práticas pedagógicas inovadoras para que fosse possível alcançar as crianças e construir um processo de aprendizagem significativo dentro das características do novo contexto educacional, que se voltou para a interação com mediação incisiva da tecnologia. Este projeto constituiu-se em uma pesquisa qualitativa com caráter exploratório e objetivou apresentar as ações e reflexões desenvolvidas, ao longo do ano de 2021, de futuros professores-pesquisadores por meio do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP), da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF). Nossas construções buscaram alcançar a emancipação dos sujeitos envolvidos na prática educativa, tendo como princípio a defesa de que todos podem e devem aprender. Para tanto, foram planejadas dinâmicas e atividades que contaram principalmente com os suportes teóricos de Magda Soares (2020) e Paulo Freire (2018). Desta forma, as experiências no PIRP possibilitaram reflexão e aprofundamento sobre as práticas pedagógicas críticas relacionadas à alfabetização e ao letramento, além de revelarem a importância de considerar as subjetividades dos/as educandos/as e de respeitá-los/as como sujeitos ativos e criativos do processo de ensino-aprendizagem.

Biografía del autor/a

  • Caio Oliveira da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

    Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

  • Dyanna Viana Vieira, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

  • Karina Blakeley Galvão , Secretaria Municipal de Educação de Niterói – Niterói, RJ, Brasil

    Especialista em Educação Infantil pela Faculdade São Luís (FESL) – Jaboticabal, SP, Brasil.

  • Rejany dos S. Dominick, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Campinas, SP, Brasil.

  • Stéfany Bicalho Fernandes, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

  • Taissa Rodrigues Barbosa Vieira, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

Referencias

FAGUNDES, Tatiana Bezerra. Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 21, n. 65, p. 281-298, abril-junho 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782016216516. Acesso em 14 de dezembro de 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Artmed Editora, 2007.

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Monserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Penso Editora, 2017.

PERRENOUD, Philippe. Não mexa na minha avaliação! Uma abordagem sistêmica da mudança. IN: PERRENOUD, Philippe. Avaliação - da excelência à regulação das aprendizagens. Entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed. 1999.

Publicado

2024-05-06

Cómo citar

Possibilidades de formação inicial e continuada de professores na pandemia. UFF & Sociedade, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 1–9 e040405, 2024. Disponível em: https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/60944. Acesso em: 5 dec. 2025.