Produção para mídias sociais digitais pautadas na acessibilidade na extensão universitária
o caso do Instagram @bfalada
Palavras-chave:
Acessibilidade, Mídias sociais digitais, Deficiência visual, Extensão universitáriaResumo
As mídias sociais digitais permitem a interação entre os usuários e possibilitam a ampla produção de conteúdo para além dos formatos unidirecionais das mídias tradicionais. Contudo, a característica vital dessas plataformas é o formato audiovisual, dificultando o acesso das pessoas com deficiência visual caso a mensagem não tenha equivalentes alternativos para a informação. Para enfrentar essa barreira e garantir a participação desse grupo, é importante o uso de recursos de acessibilidade. Assim, este artigo tem como objetivo descrever a prática de produção de conteúdo para mídias sociais digitais em uma perspectiva inclusiva e de uso de recursos de acessibilidade visual do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Mídia e Acessibilidade “Biblioteca Falada”, da Unesp/SP, instituição que atua no desenvolvimento de projetos de extensão com a sociedade. A análise pode indicar possíveis práticas na produção de conteúdos que considerem as pessoas com deficiência visual como público participante de fato das redes digitais.
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