Produção para mídias sociais digitais pautadas na acessibilidade na extensão universitária

o caso do Instagram @bfalada

Autores

  • Amanda Menezes Farias de Souza Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – Bauru, SP, Brasil
  • Guilherme Ferreira de Oliveira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – Bauru, SP, Brasil
  • Suely Maciel Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – Bauru, SP, Brasil

Palavras-chave:

Acessibilidade, Mídias sociais digitais, Deficiência visual, Extensão universitária

Resumo

As mídias sociais digitais permitem a interação entre os usuários e possibilitam a ampla produção de conteúdo para além dos formatos unidirecionais das mídias tradicionais. Contudo, a característica vital dessas plataformas é o formato audiovisual, dificultando o acesso das pessoas com deficiência visual caso a mensagem não tenha equivalentes alternativos para a informação. Para enfrentar essa barreira e garantir a participação desse grupo, é importante o uso de recursos de acessibilidade. Assim, este artigo tem como objetivo descrever a prática de produção de conteúdo para mídias sociais digitais em uma perspectiva inclusiva e de uso de recursos de acessibilidade visual do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Mídia e Acessibilidade “Biblioteca Falada”, da Unesp/SP, instituição que atua no desenvolvimento de projetos de extensão com a sociedade. A análise pode indicar possíveis práticas na produção de conteúdos que considerem as pessoas com deficiência visual como público participante de fato das redes digitais.

Biografia do Autor

Amanda Menezes Farias de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – Bauru, SP, Brasil

Graduanda em Relações Públicas pela UNESP.

Guilherme Ferreira de Oliveira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – Bauru, SP, Brasil

Graduado em Relações Públicas pela UNESP.

Suely Maciel, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – Bauru, SP, Brasil

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2024-06-11

Como Citar

SOUZA, A. M. F. DE .; OLIVEIRA, G. F. DE; MACIEL, S. Produção para mídias sociais digitais pautadas na acessibilidade na extensão universitária : o caso do Instagram @bfalada. UFF & Sociedade, v. 4, n. 4, p. 1-14 e040407, 11 jun. 2024.