Estratégias de apoio familiar e promoção da saúde mental para mães de crianças com transtorno do espectro autista em contextos de vulnerabilidade social

um relato de experiência no Pará

Autores

  • João Pedro Pantoja Souza Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém, PA, Brasil
  • Erick William Cardoso da Silva Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém, PA, Brasil
  • Simone Souza da Costa e Silva Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém, PA, Brasil

Palavras-chave:

Cuidadores de crianças com TEA, Apoio parental, Rodas de conversa, Vulnerabilidade social

Resumo

O presente estudo abordou o apoio parental a famílias em situação de vulnerabili­dade social, com ênfase em fatores como estresse parental, ansiedade e depressão. O objetivo da iniciativa foi relatar as experiências de um grupo que trabalhou direta­mente com essas famílias, com ações na avaliação e promoção da saúde mental, sob a condução de estudantes de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). O estudo acompanhou nove pais/cuidadores de famílias com pelo menos um filho frequentando a Clínica de Psicologia da UFPA. As ações do trabalho ocorreram em três etapas: encaminhamento, avaliação e suporte parental. Os participantes en­frentaram estresse devido às demandas relacionadas à rotina com os filhos, levando à formação de rodas de conversa para oferecer suporte parental. Quatro mães par­ticiparam ativamente, compartilhando desafios comuns no cuidado de filhos com transtorno do espectro autista (TEA), tais como sobrecarga emocional e carência de apoio adequado. Apesar da alta taxa de desistência nos encontros, os grupos de discussão se mostraram eficazes na promoção do suporte mútuo e na troca de experiências entre os cuidadores assíduos. A experiência sublinha a importância de iniciativas de apoio comunitário e do papel das universidades públicas na pro­moção do bem-estar social por meio do conhecimento científico e da intervenção prática. Dessa forma, o projeto desempenhou um papel crucial na oferta de suporte parental, gerando resultados positivos tanto para os participantes quanto para seus sistemas familiares e ainda para os profissionais e estudantes envolvidos.

Biografia do Autor

João Pedro Pantoja Souza, Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém, PA, Brasil

Graduando em Psicologia pela UFPA.

Erick William Cardoso da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém, PA, Brasil

Graduando em Psicologia pela UFPA.

Simone Souza da Costa e Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém, PA, Brasil

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, DF, Brasil.

Referências

ABIDIN, Richard. Introduction to the special issue: The stresses of parenting. Journal of Clinical Child Psychology, [S. l.], v. 19, n. 4, p. 298–301, 1990. DOI: https://doi.org/10.1207/s15374424jccp1904_1. Acesso em 25 de junho de 2024.

AGUIAR, Márcia Cristina Maciel De; PONDÉ, Marcus. Parenting a child with autism. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, [S. l.], v. 68, n. 1, p. 42–47, jan. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0047-2085000000223. Acesso em 25 de junho de 2024.

ALVES, Silvana F. S.; VIVIAN, Aline G.; HIRDES, Alice. Impactos da pandemia COVID-19 na saúde de cuidadores de pessoas com transtornos do espectro autista. SciELO Preprints, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.3269. . Acesso em 1º de agosto de 2022.

AVCI, A.; DILER, R.; FIRAT, S.; SEYDAOGLU, G. Comparison of psychopathology in the mothers of autistic and mentally retarded children. Journal of Korean Medical Science, [S. l.], v. 17, n. 5, p. 679-685, 2002. DOI: https://jkms.org/DOIx.php?id=10.3346/jkms.2002.17.5.679. Acesso em 25 de junho de 2024.

BECK, Aaron T.; STEER, R. A. Beck Depression Inventory: Manual. San Antonio: Psychological Corporation, 1993.

BORSA, Juliane Callegaro; NUNES, Maria Lucia Tiellet. Aspectos psicossociais da parentalidade: o papel de homens e mulheres na família nuclear. Psicologia Argumento, v. 29, n. 64, 2011. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/19835. Acesso em: 14 de junho de 2024.

CHAUDRY, Ajay; WIMER, Christopher. Poverty is Not Just an Indicator: The Relationship Between Income, Poverty, and Child Well-Being. Academic Pediatrics, [S. l.], v. 16, n. 3, Suppl, p. S23-S29, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.acap.2015.12.010. Acesso em 14 de junho 2024.

CONTIM, Divanice et al. Dificuldade vivenciadas por mães de recém-nascidos prematuros durante a permanência prolongada em ambiente hospitalar. Rev Enferm Atenção Saúde, [Online], v. 6, n. 1, p. 31-38, 2017. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/1684. Acesso em 25 de junho de 2024.

CROWELL, Judith A.; KELUSKAR, Jennifer; GORECKI, Amanda. Parenting behavior and the development of children with autism spectrum disorder. Comprehensive Psychiatry, [S. l.], v. 90, p. 21-29, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.comppsych.2018.11.007. Acesso em 25 de junho de 2024.

EVANS, Gary W.; KIM, Pilyoung. Childhood poverty, chronic stress, self‐regulation, and coping. Child Development Perspectives, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 43-48, 2013. DOI: https://srcd.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/cdep.12013. Acesso em 25 de junho de 2024.

FARIAS, Rejane de; MORÉ, Carmen Ojeda Ocampo. Repercussões da gravidez em adolescentes de 10 a 14 anos em contexto de vulnerabilidade social. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 25, n. 3, p. 596-604, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722012000300020. Acesso em 25 de junho de 2024.

FARO, Kátia Carvalho Amaral et al. Autismo e mães com e sem estresse: análise da sobrecarga materna e do suporte familiar. Psico, Porto Alegre, v. 50, n. 2, p. e30080-e30080, 2019. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/30080/pdf. Acesso em 25 de junho de 2026.

FERNANDES, Conceição S.; TOMAZELLI, Jeane; GIRIANELLI, Vania R. Diagnóstico de autismo no século XXI: evolução dos domínios nas categorizações nosológicas. Psicologia USP, [online], v. 31, p. e200027 1-10, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-6564e200027. Acesso em 25 de junho de 2024.

GUISOLFFI, Suelen Ruiz; PRETTO, Zuleica. Cotidiano de crianças diagnosticadas com autismo: os sentidos atribuídos pelas famílias. Repositório Universitário da Ânima (RUNA), Florianópolis, p. 1-23, 2019. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16584. Acesso em 25 de junho de 2024.

HOFF, Erika; LAURSEN, Brett; TARDIF, Twila. Socioeconomic status and parenting. In: BORNSTEIN, Marc H. (Ed.). Handbook of parenting (2nd ed., Vol. 2). London, UK: Lawrence Erlbaum Associates, 2002, p. 231-252.

ILIAS, Kartini et al. Estresse parental e resiliência em pais de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) no sudeste da Ásia: uma revisão sistemática. Fronteiras em Psicologia, [S. l.], v. 9, abril de 2018. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2018.00280. Acesso em 25 de junho de 2024.

IIDA, Naoko et al. Effectiveness of parent training in improving stress-coping capability, anxiety, and depression in mothers raising children with autism spectrum disorder. Neuropsychiatric Disease and Treatment, [S. l.], v. 14, p. 3355-3362, 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30573959/. Acesso em 25 de junho de 2024.

JORGE, Renata P. C. et al. Diagnóstico de autismo infantil e suas repercussões nas relações familiares e educacionais. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 5065-5077, 2019. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv2n6-015. Acesso em 25 de junho de 2024.

KEMP, P. A. et al.. Ladders out of Poverty. York: University of York, 2004.

LINS, Zoraide Margaret Bezerra et al. O papel dos pais e as influências externas na educação dos filhos. Revista da SPAGESP, Ribeirão Preto, v. 16, n. 1, p. 43-59, 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rspagesp/v16n1/v16n1a05.pdf. Acesso em 25 de junho de 2024.

MAGALHÃES, Júlia et al. Vulnerabilidade social e saúde mental de crianças e jovens: relato de dois estudos longitudinais brasileiros. Cadernos Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, v. 21, n. 2, p. 9-38, dez. 2021. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cpdd/v21n2/v21n2a02.pdf. Acesso em 14 de junho de 2024.

MELO, Marcia Cristina Henares de; CRUZ, Gilmar de Carvalho. Roda de conversa: uma proposta metodológica para a construção de um espaço de diálogo no Ensino Médio. Imagens da Educação, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 31-39, 2014. DOI: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i2.22222. Acesso em 25 de junho de 2024.

MOURA, Adriana Borges Ferro; BARBOSA LIMA, M. C. A Reinvenção da Roda: Roda de Conversa, um instrumento metodológico possível. Interfaces da Educação, [S. l.], v. 5, n. 15, p. 24-35, 2014.

MÜLLER, Elsa; SANTOS, Bárbara C. M.; SOUZA, Camilo D. de. Autismo: dos papéis para a prática da educação em saúde. Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Unisc, [S. l.], v. 2, p. 173, 2021.

ONG, Swee Leong et al. Stress and anxiety among mothers of premature infants in a Malaysian neonatal intensive care unit. Journal of Reproductive and Infant Psychology, [S. l.], v. 37, n. 2, p. 193-205, 2019. DOI: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02646838.2018.1540861. Acesso em 25 de junho de 2024.

PINHEIRO, Leandro Rogério. Rodas de conversa e pesquisa: reflexões de uma abordagem etnográfica. Pro-Posições, [S. l.], v. 31, p. e20190041, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0041. Acesso em 25 de junho de 2024.

PINTO, Alinne Souza; CONSTANTINIDIS, Teresinha Cid. Revisão integrativa sobre a vivência de mães de crianças com transtorno de espectro autista. Revista Psicologia e Saúde, Campo Grande, v. 12, n. 2, p. 89-103, mai./ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.20435/pssa.v0i0.799. Acesso em 25 de junho de 2024.

SCHMIDT, Carlo; BOSA, Cleonice. Estresse e auto-eficácia em mães de pessoas com autismo. Arq. bras. psicol., Rio de Janeiro, v. 59, n. 2, p. 179-191, dez. 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672007000200008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 29 jun. 2024.

SILVA, Ísis de Cássia Palheta da et al. Estresse parental em famílias pobres. Psicologia Em Estudo, [S. l.], v. 24, e40285, 2019. DOI: https://doi.org/10.4025/1807-0329e40285. Acesso em 3 de julho de 2024.

SLOPEN, Natalie et al. Poverty, food insecurity, and the behavior for childhood internalizing and externalizing disorders. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, [S. l.], v. 49, n. 5, p. 444-452, 2010.

SOUSA, Johnatan Martins et al. Effectiveness of therapeutic groups in psychosocial care: analysis in the light of Yalom’s therapeutic factors. Revista Brasileira de Enfermagem, [S. l.], v. 73, e20200410, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0410. Acesso em 3 de julho de 2024.

VILANOVA, Jakelinne Reis Sousa et al. Burden of mothers of children diagnosed with autism spectrum disorder: mixed method study. Revista Gaúcha de Enfermagem, [S. l.], v. 43, e20210077, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2022.20210077.en. Acesso em 3 de julho de 2024.

WALSH, Froma. Processos normativos da família: Diversidade e complexidade. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.

Downloads

Publicado

2024-07-29

Como Citar

SOUZA, J. P. P. .; SILVA, E. W. C. DA; SILVA, S. S. DA C. E . Estratégias de apoio familiar e promoção da saúde mental para mães de crianças com transtorno do espectro autista em contextos de vulnerabilidade social: um relato de experiência no Pará. UFF & Sociedade, v. 4, n. 4, p. 1-12 e040416, 29 jul. 2024.