Estratégias de apoio familiar e promoção da saúde mental para mães de crianças com transtorno do espectro autista em contextos de vulnerabilidade social
um relato de experiência no Pará
Palavras-chave:
Cuidadores de crianças com TEA, Apoio parental, Rodas de conversa, Vulnerabilidade socialResumo
O presente estudo abordou o apoio parental a famílias em situação de vulnerabilidade social, com ênfase em fatores como estresse parental, ansiedade e depressão. O objetivo da iniciativa foi relatar as experiências de um grupo que trabalhou diretamente com essas famílias, com ações na avaliação e promoção da saúde mental, sob a condução de estudantes de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). O estudo acompanhou nove pais/cuidadores de famílias com pelo menos um filho frequentando a Clínica de Psicologia da UFPA. As ações do trabalho ocorreram em três etapas: encaminhamento, avaliação e suporte parental. Os participantes enfrentaram estresse devido às demandas relacionadas à rotina com os filhos, levando à formação de rodas de conversa para oferecer suporte parental. Quatro mães participaram ativamente, compartilhando desafios comuns no cuidado de filhos com transtorno do espectro autista (TEA), tais como sobrecarga emocional e carência de apoio adequado. Apesar da alta taxa de desistência nos encontros, os grupos de discussão se mostraram eficazes na promoção do suporte mútuo e na troca de experiências entre os cuidadores assíduos. A experiência sublinha a importância de iniciativas de apoio comunitário e do papel das universidades públicas na promoção do bem-estar social por meio do conhecimento científico e da intervenção prática. Dessa forma, o projeto desempenhou um papel crucial na oferta de suporte parental, gerando resultados positivos tanto para os participantes quanto para seus sistemas familiares e ainda para os profissionais e estudantes envolvidos.
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