Diálogos na construção de caminhos possíveis para a promoção da saúde da população LGBTQIA+
Palavras-chave:
Educação Sexual, LGBTQIA , Extensão universitária, Formação de professores, Ligas acadêmicasResumo
A saúde caracteriza-se como um sistema complexo, influenciado por fatores his-tóricos, econômicos, políticos, sociais e culturais, que resultam em um conceito dinâmico e abrangente. No campo da saúde sexual, há críticas à visão limitada dos serviços de saúde, focada em uma perspectiva reprodutivista do corpo e nos paradigmas biomédicos higienizantes, que ignoram a diversidade de vivências li-gadas a questões sexuais e de gênero, refletindo uma lógica cis-heteronormativa que marginaliza a população LGBTQIA+ e evidencia lacunas na formação de pro-fissionais de saúde e de educação. Este trabalho é um relato de experiência de ensino-extensão universitária que consistiu em um minicurso sobre Educação Sexual e saúde da população LGBTQIA+ para estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e profissionais em geral, das áreas da saúde e da educação. As discussões apresentadas evidenciaram as barreiras enfrentadas pela população LGBTQIA+ no sistema de saúde e oportunizaram o debate de temas como saúde sexual, direitos sexuais e reprodutivos, planejamento familiar para casais homoafetivos e saúde mental, enfatizando a importância de uma formação profissional mais inclusiva e humanizadora, baseada em uma perspectiva integral e intersetorial da saúde como um direito básico de todos. Nesse contexto, destaca-se a importância de práticas educacionais emancipatórias para promover a equidade de gênero e a diversidade sexual, com foco na construção de uma prática educacional que valorize a multiplicidade de vivências sexuais e reprodutivas, servindo como ferramenta para a promoção dos direitos sexuais e reprodutivos de toda a população para além do viés cis-heteronormativo dos serviços de saúde educação.
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