Teatro 60+

as perspectivas do ensino do Teatro para a turma 60+ no Projeto Siminino

Autores

  • Júlia Rocha da Silva Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus dos Goytacazes, RJ, Brasil
  • Maria Siqueira Queiroz de Carvalho Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus dos Goytacazes, RJ, Brasil

Palavras-chave:

Pedagogia do teatro, Formação docente, Terceira idade, Extensão universitária

Resumo

O que é o ensino de Teatro para o público 60+? Criada no projeto de extensão Si­minino em 2024, a turma 60+ demonstrou grande progresso durante os três meses de aula. Nesse curto tempo, foi perceptível a evolução no processo de aquisição da linguagem teatral. Afinal, o teatro se define somente por montagens baseadas em textos, ou existem outras possibilidades? Para obter respostas concretas para essa reflexão, foram necessárias experimentações de jogos teatrais, que levaram a resultados positivos no trabalho coletivo e na autocompreensão corporal. Esse feito se realizou através da ruptura do estigma preestabelecido pelo grupo tendo o professor como o gerador de conhecimentos, para uma troca genuína de sabe­res geracionais, que resultou em jogos teatrais, improvisações e conversas sobre a desconstrução do textocentrismo. A breve investigação transformou-se em uma finalização da adaptação improvisada do texto “O santo e a porca”, de Ariano Suassuna. Os debates e as vivências enriqueceram a metodologia pedagógica tea­tral e o ato de ensinar e aprender com pessoas 60+, contribuindo para a formação docente.

Biografia do Autor

  • Júlia Rocha da Silva, Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus dos Goytacazes, RJ, Brasil

    Licencianda em Teatro pelo IFF.

  • Maria Siqueira Queiroz de Carvalho, Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus dos Goytacazes, RJ, Brasil

    Mestra em Ensino de Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Referências

BARBA, Eugênio. A canoa de papel: tratado de antropologia teatral. Brasília: Dulcina, 2009.

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. 12. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

BOAL, Augusto. A Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

CARVALHO, Maria Siqueira Queiroz de. Plano de infiltrações na escola: uma análise de atuação docente em Teatro no campus Campos Centro IFFluminense. 2020. 135f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, 2020. Disponível em https://www.unirio.br/cla/ppgeac/dissertacoes-defendidas-em-2020/plano-de-infiltracoes-na-escola-uma-analise-de-atuacao-docente-em-teatro-no-campus-campos-centro-do-instituto-federal-fluminense/view. Acesso em: 16 jun. 2025.

CHACRA, Sandra. Natureza e sentido da improvisação teatral. São Paulo: Perspectiva, 1983.

CONTIERO, Lucinéia. Movimento reflexivo de entrelinhas. In: CONTIERO, Lucinéia; SANTOS, Fernando Freitas dos; FERNANDES, Matheus Vinícius de S. (Orgs.). Pedagogia do teatro: prática, teoria e trajetórias de formação docente. Natal: Edufrn, 2018, p. 11-21. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/items/e83ec8c3-9e57-4a24-9d20-7f4167696d5f. Acesso em: 16 jun. 2025.

FERRACINI, Renato. A Arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. Campinas: Unicamp, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

OLIVEIRA, Lígia Souza. O texto como espetáculo. Revista da Rede Internacional Lyracompoetics, São Paulo, n.10, p. 247-266, dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.21747/21828954/ely10a12. Acesso em: 16 jun. 2025.

SANTOS, Maria de Fátima de Souza. Velhice: uma questão psico-social. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 2, n. 2, p. 123-131, ago. 1994. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1994000200013. Acesso em: 16 jun. 2025.

SOARES, Carmela. Teatro Renascer: da pedagogia à poética da cena. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 17, p. 29-36, 2011. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573102172011029. Acesso em: 16 jun. 2025.

SUASSUNA, Ariano. O santo e a porca. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003.

Downloads

Publicado

2025-08-29

Edição

Seção

Seção especial: XVI Mostra de Extensão UENF, UFF, IFF e VIII UFRRJ

Como Citar

Teatro 60+: as perspectivas do ensino do Teatro para a turma 60+ no Projeto Siminino. UFF & Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 1–10 e050623, 2025. Disponível em: https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/66881. Acesso em: 5 dez. 2025.