Curricularização da extensão no curso de graduação em Serviço Social da UFF/Campus Rio Das Ostras
perspectiva, construção e desafios
Palavras-chave:
Curricularização da extensão, Política de extensão, Serviço Social, UFF Rio das OstrasResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de Curricularização da Extensão e a construção da Política de Extensão do Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, campus de Rio das Ostras. A partir da consulta em fontes primárias, como registros de atas de colegiados de curso e reuniões do Núcleo Docente Estruturante (NDE), sínteses de reuniões de trabalho, outros documentos institucionais e artigos que versam sobre o tema, foi possível reconstruir o caminho coletivo pelo qual passou a construção da curricularização da extensão e sistematização da Política extensionista que orienta a forma pela qual se defende e se realiza a extensão no Curso. Destaca a concepção de extensão defendida pelos sujeitos partícipes da processualidade, a saber: docentes e representantes discentes, bem como registra que a demanda institucional de curricularização extensionista foi respondida em consonância com a defesa intransigente de uma universidade pública, de qualidade, laica, socialmente referenciada, popular e emancipatória.
Referências
ABEPSS - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Curricularização da extensão e Serviço Social. Brasília, DF: ABEPSS, 2022.
ABEPSS Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Documento preliminar acerca da curricularização da extensão. ABEPSS, 2021.
ABEPSS - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Política Nacional de Estágio (PNE). Brasília: ABEPSS/CFESS, 2010.
ABEPSS - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Diretrizes Gerais para os cursos de Serviço Social. ABEPSS: 1996.
ALMEIDA, José Amilton de. Terra, capital e trabalho no modo de produção escravista. São Paulo: Editora Dialética, 2025.
BIGOGNO, Antoniana, Dias. Defilippo; CARDOSO, Renata Oliveira; e SOARES, Maria. Raimunda da Penha. Curricularização da Extensão e a experiência do curso de graduação em Serviço Social Da Universidade Federal Fluminense/Campus Rio Das Ostras. In Anais do XVII Encontro Nacional de Pesquisadoras e Pesquisadores em Serviço Social. 2024, p.2.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Brasília: CNE/CES, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1.350, de 14 de dezembro de 2018. Homologa o Parecer CNE/CES nº 608/2018. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 34, 17 dez. 2018.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2014.BRASIL/MEC [Ministério da Educação]. Portaria MEC no 475, de 26 de agosto de 1987.
BRASIL. Plano Único de Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos (PUCRCE) Decreto n° 94.664, de 23 de julho de 1987.
CASTRO, Luciana Maria Cerqueira. A universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27., Caxambu, 2004. Anais. Caxambu: ANPEd, 2004. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2004.
CEPEX/UFF [Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão]. Regulamento da creditação da extensão universitária nos cursos da UFF. Resolução CEPEX/UFF No 567, de 24 de novembro de 2021.
COORDENAÇÃO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL/UFF/RIO DAS OSTRAS. Política de Estágio do Curso de Serviço Social de Rio das Ostras. Resolução/RHS/UFF No 004, de 16 de novembro de 2021, p.4.
COORDENAÇÃO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL/UFF/RIO DAS OSTRAS. Regulamento das Atividades Acadêmicas Complementares do Curso de Serviço Social de Rio das Ostras. Resolução RGS/RHS/UFF no 001, de 16 de novembro de 2021.
FORPROEX – Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de extensão Universitária. 2012. Acesso em 18/04/2026: Política-Nacional-de-Extensão-Universitária-e-book.pdf
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011a.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011b.
MARX, Karl. O Capital. Crítica da Economia Política. Livro I. São Paulo: Boitempo, 2013.
NDE - NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE. Curso de Graduação em Serviço Social – UFF Campus Rio das Ostras. Agenda Acadêmica 2023: novo currículo e creditação curricular da extensão. Rio das Ostras: NDE/Serviço Social/UFF, 2023.
Documento interno. NDE/SERVIÇO SOCIAL/RIO DAS OSTRAS. Mesa de debate sobre creditação curricular da extensão. Abril, 2022 [vídeo]
NDE/SERVIÇO SOCIAL/RIO DAS OSTRAS. Trabalho, questão social e serviço social: elementos para o debate sobre a creditação curricular da extensão no curso de Serviço Social da UFF de Rio das Ostras. Documento. Julho, 2022.
NDE/SERVIÇO SOCIAL/RIO DAS OSTRAS. Atas de reuniões ordinárias e extraordinárias entre 2022 e 2024.
POLÍTICA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DA UFF/RIO DAS OSTRAS. Documento preliminar aprovado em colegiado de curso em 15.08.2024.
PROGRAD/UFF. Pró-Reitoria de Graduação. Regulamento dos Cursos de Graduação da UFF. Resolução CEP no 001/2015.
SILVA, COELHO, DAMASCENA e FORTUNA. Curricularização da extensão: realidade da Regional Sul I da ABEPSS. In: Revista katálysis 27. 2024. Acesso em 18/04/2024. Disponível em:https://doi.org/10.1590/1982-0259.2024.e97048
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF). Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução CEPEx/UFF nº 2.197, de 28 de julho de 2023. Estabelece o Ajuste Curricular por Incorporação da Extensão do Curso de Graduação em Serviço Social, Grau: Bacharelado, sediado no município de Rio das Ostras, com base nos termos da Resolução nº 567/2021 do CEPEx. Niterói, 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Boletim de Serviço DTS/RGS/RHS, Nº 003, de 25 de fevereiro de 2021. Niterói, 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF). Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx). Resolução nº 160/2020, de 14 de agosto de 2020. Regulamenta o ensino remoto emergencial, em caráter excepcional e temporário, nos cursos de graduação presencial da Universidade Federal Fluminense e dá outras providências. Niterói: UFF, 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF). Conselho Universitário (CUV). Decisão nº 014, de 30 de maio de 2018. Ratifica o ad referendum praticado pelo Magnífico Reitor no que ser refere à aprovação da Proposta do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFF (PDI - UFF 2018-2022). Niterói: UFF, 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Plano de Desenvolvimento Institucional PDI UFF 2018-2022. Niterói: UFF, 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX). Resolução nº 313/2015. Estabelece normas para... [incluir a ementa correta da resolução]. Niterói, 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP). Resolução n.º 96/2007. Define critérios para as bancas de avaliação de Progressão Vertical e Horizontal para Professor Associado. Niterói, 2007.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF). Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP). Resolução nº 208/2006, de 23 de agosto de 2006. Niterói: CEP/UFF, 2006.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP). Resolução nº 218/2005, de 14 de setembro de 2005. Dá nova normatização ao processo de Progressões Horizontal e Vertical dos Docentes integrantes das Carreiras dos Magistérios Superior e de Ensino Médio. Niterói: CEP/UFF, 2005.
WOOD, Ellen Meiksins. As origens agrárias do capitalismo. Em Crítica Marxista nº 10. São Paulo:
Boitempo, 2000.








