Práticas integrativas aplicadas na dor crônica
relato de experiência do primeiro ano do projeto de extensão “AcolheDOR”, em desenvolvimento em uma instituição de ensino federal
Palabras clave:
Extensão, Dor crônica, Práticas integrativas e complementares em saúdeResumen
Práticas extensionistas figuram como ferramentas plurais no âmbito educacional, especialmente quando associadas à promoção da saúde da população. O ambiente acadêmico é rico em saberes e práticas que, se associadas a uma formação em saúde preocupada em transformar seu microespaço, podem transpor seu papel formador e assumir protagonismo na regulação do bem-estar em sua comunidade. Este trabalho relata a experiência de um ano de um projeto de extensão que objetiva promover conhecimento e serviços em saúde ao público local portador de dor crônica, por meio de ações educativas e de intervenção em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). A dor crônica é um desafio para a saúde pública, pois acomete percentual relevante da população adulta e idosa, reduzindo capacidades funcionais, influenciando negativamente a percepção de saúde, além de impactar a saúde mental e ocupacional. A adesão de estudantes e professores de cursos técnicos e tecnológico em saúde ao projeto “AcolheDOR”, associada à participação de portadores de dor crônica nas ações promovidas neste primeiro ano de existência, revelam o potencial transformador de uma proposta que extrapola os conteúdos de sala de aula para uma ação profícua, emancipadora de autocuidado e que pode, também, restabelecer o bem-estar geral. Os resultados principais deste projeto de extensão no primeiro ano de execução foram o compartilhamento de saberes sobre dor crônica, primeiro entre estudantes do projeto por meio de pesquisa e grupo de estudos e depois para a comunidade local por meio de palestras educativas. Além disso, o desenvolvimento de um protocolo de anamnese foi resultado da etapa inicial, possibilitando o acompanhamento permanente dos participantes ao longo das etapas seguintes de aplicação de práticas integrativas. Compreende-se que a ação extensionista cumpre seu papel de transformar a realidade local ao promover ações de saúde, educação em saúde e autocuidado, sendo um necessário instrumento das instituições de educação, capaz de contemplar a interdisciplinaridade e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Referencias
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