Impactos do grupo “Pet Estratégias” na formação e trajetória de seus egressos (2010 - 2023)

um estudo descritivo com abordagem quali-quantitativa

Autores

  • Maria Clara Aguiar Duarte Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – Diamantina, MG, Brasil
  • Leida Calegário de Oliveira Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – Diamantina, MG, Brasil
  • Maria Amélia Vieira Toledo Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – Diamantina, MG, Brasil

Palavras-chave:

Programa de Educação Tutorial (PET), Retenção e evasão, Trajetórias acadêmicas, Desenvolvimento profissional, Inserção no mercado de trabalho

Resumo

O grupo “PET Estratégias para diminuir a retenção e a evasão” (PET Estratégias) foi criado na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em 2010, reunindo estudantes bolsistas, sob tutoria, em atividades voltadas para a redução da retenção e da evasão nos cursos de graduação. Assim, o presente estudo teve como público-alvo os egressos do PET Estratégias e como objetivo principal analisar o impacto da participação no Programa sobre a trajetória acadêmica e profissional destes, destacando suas percepções sobre a formação inicial e a contribuição para a prática profissional. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quali-quantitativa, tendo ocorrido primeiramente a identificação de todos os petianos que atuaram no grupo entre os anos de 2010 a 2023 e, posteriormente, a realização de busca dos contatos e outras informações em canais digitais, dentre eles mídias sociais. Posteriormente, os egressos identificados foram convidados a participar do trabalho, respondendo a um formulário (Google Forms) composto por oito perguntas, dentre elas questões objetivas e descritivas, finalizando com análise por meio da estatística descritiva. Os resultados mostraram que a maioria dos ex-participantes reconhece o impacto positivo do Programa para o desenvolvimento de competências como gestão de projetos, comunicação e trabalho em equipe, além de sua influência na rápida inserção no mercado de trabalho após a graduação. Apesar dos benefícios, foram identificados desafios, como a busca por maior equilíbrio entre atividades acadêmicas e do PET, o que gerou sugestões de melhorias, como aprimoramento do treinamento e maior integração tecnológica. Outros desafios identificados foram a evasão do grupo de um pequeno número de bolsistas que se desligaram precocemente ou que optaram pela realização de estágios, o que poderia ser feito concomitantemente à permanência no grupo. Conclui-se que o PET Estratégias contribui para a formação dos discentes, mas ainda apresenta fragilidades que podem ser trabalhadas, visando a qualificação pessoal e profissional dos graduandos que passam pelo Programa.

Biografia do Autor

  • Maria Clara Aguiar Duarte, Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – Diamantina, MG, Brasil

    Graduanda em Zootecnia pela UFVJM.

  • Leida Calegário de Oliveira, Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – Diamantina, MG, Brasil

    Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte, MG, Brasil.

  • Maria Amélia Vieira Toledo, Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – Diamantina, MG, Brasil

    Mestra em Saúde, Sociedade e Ambiente pela UFVJM.

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Publicado

2025-08-29

Como Citar

Impactos do grupo “Pet Estratégias” na formação e trajetória de seus egressos (2010 - 2023): um estudo descritivo com abordagem quali-quantitativa. UFF & Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 1–16 e050624, 2025. Disponível em: https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/66494. Acesso em: 5 dez. 2025.