Do descarte consciente à sustentabilidade
uma abordagem metodológica em educação ambiental e química
Palabras clave:
Química, Educação Ambiental, Conscientização, Consumo, Estímulos sensoriaisResumen
Este trabalho teve como objetivo reportar uma experiência de conscientização e aprendizagem sobre Educação Ambiental e Química por meio de uma oficina temática interdisciplinar. A atividade abordou temas como o consumo excessivo, a destinação de resíduos sólidos, os impactos ambientais relacionados ao descarte inadequado, os 5 Rs da sustentabilidade (reciclar, recusar, reduzir, repensar e reutilizar) e a importância do descarte consciente para o equilíbrio ambiental. A metodologia adotada fundamentou-se na teoria das Inteligências Múltiplas, de Gardner, buscando estimular diferentes habilidades dos estudantes e promover uma aprendizagem significativa. As atividades incluíram dinâmicas práticas, como a classificação e separação de resíduos, debates orais e a apresentação de conteúdos teóricos por meio de slides, além de discussões sobre o papel das cooperativas de reciclagem e os diferentes destinos dos resíduos (aterros sanitários, aterros controlados e lixões). A diversidade de estratégias e estímulos sensoriais favoreceu a compreensão dos conceitos científicos e o desenvolvimento de competências socioambientais. Os resultados evidenciaram um aumento no interesse e no engajamento dos alunos, com maior capacidade de reflexão sobre seus hábitos de consumo e o senso crítico na preservação ambiental. Conclui-se que a oficina contribuiu para a formação de uma consciência ambiental crítica, reforçando a importância da Educação Ambiental integrada à Química como ferramenta para a construção de um futuro mais sustentável.
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