Cultura Corporal do Movimento e promoção da saúde na escola
extensão destinada a pessoas com deficiência visual
Palabras clave:
Cultura Corporal do Movimento, Deficiência visual, Extensão, Narrativa autobiográfica, EducaçãoResumen
O presente texto, escrito por meio de narrativa autobiográfica e documentos institucionais, visa descrever um relato de experiência, de perspectiva qualitativa, a respeito do projeto de extensão Cultura Corporal do Movimento e Promoção da Saúde na Escola. Para tal, o trabalho tenciona dissertar sobre as diversas atividades e ações promovidas, no ano de 2023, pelo referido projeto, que se destinava à comunidade do Instituto Benjamin Constant (IBC) e, principalmente, às pessoas com deficiência visual e suas famílias. A iniciativa, vinculada e desenvolvida no IBC, promoveu parcerias e atividades com mais de 200 participantes. A escolinha e treinamento de natação, a escolinha de xadrez adaptado, as aulas de musculação e hidroginástica, além da oficina de arte, criação e cuidado e o curso de albinismo em parceria com a UFRJ, são alguns exemplos de ações promovidas pelo projeto. Espera-se que as atividades e experiências apresentadas neste estudo possam ressoar em outros cotidianos institucionais, contribuindo para a construção de novas propostas acessíveis, democráticas e inclusivas.
Citas
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