Extensão universitária para pesquisadores surdos da graduação e pós-graduação

produção do Currículo Lattes como forma de empoderamento acadêmico

Autores

  • Paula Tatiane Rocha dos Santos Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil
  • Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Nayla Schenka Ribeiro Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Loraine Maria da Conceição de Almeida Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Palavras-chave:

Currículo Lattes , Pesquisadores surdos, Libras e língua portuguesa escrita, Curso de extensão universitária

Resumo

O espaço acadêmico e científico se difere de outros tipos de contextos devido a exigências e comprovações de títulos e publicações. Uma das formas mais consolidadas de demonstrar as produções acadêmicas consiste no Currículo Lattes (CL), acessível através de uma plataforma inserida no CNPq, em que estão distribuídas as produções. É recorrente na academia o desconhecimento sobre o preenchimento do Currículo Lattes em todas as suas abas e significados, além da apresentação do texto escrito. Ainda no contexto universitário, existe uma exigência para que pesquisadores promovam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, este artigo apresenta uma modalidade de ensino desenvolvida em um projeto de extensão universitária do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), amparado, sobretudo, em metodologias ativas de ensino, de Bacich e Morán; na Pedagogia Visual, de Campello e Lebedeff; e no método Leitura Fácil, de Cruz e Santos. O curso foi oferecido e mediado por tecnologias digitais, em formato de aulas síncronas e assíncronas, exclusivamente para graduandos e pós-graduandos surdos do Brasil. Os conteúdos foram elaborados de forma autêntica e não adaptados de materiais já existentes, considerando-se que o pesquisador surdo deve ter acesso a informações e produção textual baseada em Libras e em língua portuguesa na modalidade escrita. O curso teve duração de 20 horas e abordou tanto conteúdos voltados para a formatação e estrutura do CL quanto aspectos linguísticos inerentes à língua portuguesa escrita. Os resultados foram expressivos com a participação ativa de todos os inscritos até o final do curso, apresentando produções significativas.

Biografia do Autor

Paula Tatiane Rocha dos Santos, Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil

Especialista em Educação de Surdos pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) – São Paulo, SP, Brasil.

Nayla Schenka Ribeiro, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Mestra em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ, Brasil.

Loraine Maria da Conceição de Almeida, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graduanda em Pedagogia Bilíngue pelo INES.

Referências

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Publicado

2024-10-18

Como Citar

SANTOS, P. T. R. DOS .; CRUZ, O. M. DE S. E S. DA; RIBEIRO, N. S. .; ALMEIDA, L. M. DA C. DE . Extensão universitária para pesquisadores surdos da graduação e pós-graduação: produção do Currículo Lattes como forma de empoderamento acadêmico. UFF & Sociedade, v. 4, n. 5, p. 1-18 e040507, 18 out. 2024.