IFF Itaperuna em ação

difusão de saberes científicos pelas redes sociais

Autores/as

  • Laura Marcela Machuca Mesa Instituto Federal Fluminense (IFF) – Itaperuna, RJ, Brasil
  • Iracy Linhares Moraes Instituto Federal Fluminense (IFF) – Itaperuna, RJ, Brasil
  • Jeniffer de Oliveira Santos Instituto Federal Fluminense (IFF) – Itaperuna, RJ, Brasil
  • Patricia Gon Corradini Instituto Federal Fluminense (IFF) – Itaperuna, RJ, Brasil

Palabras clave:

Ciência e tecnologia, Educação científica, Alfabetização científica, Desenvolvimento regional

Resumen

A divulgação científica no Noroeste Fluminense é essencial para fortalecer o reconhecimento do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) em Itaperuna, única instituição de ensino tecnológico e superior da região. Diante dos desafios de visibilidade local, este trabalho relata uma experiência de utilização do Insta­gram para aproximar a comunicação científica do público leigo. A metodologia incluiu a identificação de temas de interesse da comunidade, revisão de literatura em fontes acadêmicas e jornalísticas, além de produção de postagens acessíveis. Criado em abril de 2024, o perfil @Iffnasredes alcançou 12,7 mil contas e gerou 1.068 interações até janeiro de 2025, contribuindo para o aumento das inscri­ções nos processos seletivos da instituição. Além de divulgar informações sobre o campus, a iniciativa ampliou o alcance de projetos de pesquisa, ensino e exten­são, utilizando vídeos para conectar avanços científicos às ações institucionais. O sucesso da proposta reforça a importância das plataformas digitais na comuni­cação institucional e na promoção de uma sociedade mais informada e engajada.

 

Biografía del autor/a

  • Laura Marcela Machuca Mesa, Instituto Federal Fluminense (IFF) – Itaperuna, RJ, Brasil

    Doutora em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Viçosa, MG, Brasil.

  • Iracy Linhares Moraes, Instituto Federal Fluminense (IFF) – Itaperuna, RJ, Brasil

    Graduanda em Química pelo IFF.

  • Jeniffer de Oliveira Santos, Instituto Federal Fluminense (IFF) – Itaperuna, RJ, Brasil

    Graduanda em Química pelo IFF.

  • Patricia Gon Corradini, Instituto Federal Fluminense (IFF) – Itaperuna, RJ, Brasil

    Doutora em Química pela Universidade de São Paulo (USP) – São Carlos, SP, Brasil.

Referencias

AMARAL, Fernanda Vasconcelos; JULIANI, Jordan Paulesky. Diálogo entre comunicação e divulgação científica: reflexões para o desenvolvimento de habilidades em competência crítica da informação. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 34, n. 1, p. 06-18, jan./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.14295/biblos.v34i1.11284. Acesso em: 7 fev. 2025.

ANDRADE, Rodrigo de Oliviera. Resistência à ciência. Revista Pesquisa Fapesp, São Paulo, v. 284, p. 17-21, out. 2019. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/resistencia-a-ciencia/. Acesso em: 7 fev. 2025.

BARROS, Marcelo Vinícius Miranda. Universidade brasileira sob ataque contínuo preocupa entidades internacionais. Le Monde Diplomatique Brasil, 22 jun. 2022. Disponível em: https://diplomatique.org.br/universidade-brasileira-sob-ataque-continuo-preocupa-entidades-internacionais/. Acesso em: 7 fev. 2025.

ESCOBAR, Herton. ‘A hostile environment.' Brazilian scientists face rising attacks from Bolsonaro's regime. Science, 7 abr. 2021. Disponível em: https://www.science.org/content/article/hostile-environment-brazilian-scientists-face-rising-attacks-bolsonaro-s-regime. Acesso em: 7 fev. 2025.

HWONG, Yi Ling et al. What makes you tick? The psychology of social media engagement in space science communication. Computers in Human Behavior, [S. l.], v. 68, p. 480–492, mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2016.11.068. Acesso em: 12 mai. 2025.

GALVÃO-CASTRO, Bernardo; CORDEIRO, Renato Sérgio Balão; GOLDENBERG, Samuel. Brazilian science under continuous attack. The Lancet, [S. l.], v. 399, n. 10319, p. 23-24, jan. 2022. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(21)02727-6/fulltext. Acesso em 07 fev. 2025.

LEE, Nicole M.; VANDYKE, Matthew S. Set It and Forget It: The One-Way Use of Social Media by Government Agencies Communicating Science. Science Communication, [S. l.], v. 37, n. 4, p. 533–541, 27 maio 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/1075547015588600. Acesso em: 12 mai. 2025.

MEDEIROS, Carolina. Mariluce Moura: ‘Redes sociais são fundamentais na disseminação de informação, formatos e experimentação’. Com ciência - revista eletrônica de jornalismo científico, 10 abr. 2018. Disponível em: https://www.comciencia.br/mariluce-moura/. Acesso em: 7 fev. 2025.

OLIVEIRA, Edilene Mafra de; ARAÚJO Rômulo Assunção. Rádio com Ciência: divulgação da ciência por meio da linguagem radiofônica. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORTE, 10, 2010, Rio Branco. Anais [...] São Paulo: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2010. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/norte2010/resumos/r22-0292-1.pdf. Acesso em: 12 mai. 2025.

RODRIGUES, Paulla Vieira; AMORIM NETO, Dionisio Pedro. Divulgação científica por meio do Instagram: uma ação extensionista desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Em Extensão, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 151-162, jul.-dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.14393/REE-v21n22022-66309. Acesso em: 7 fev. 2025.

SANTAELLA, Lucia. As ambivalências da divulgação científica na era digital. Boletim Gepem, [S. l.], n. 75, p. 7 – 17, jul./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.4322/gepem.2019.015. Acesso em: 7 fev. 2025.

SANTOS, Aline Joana Rolina Wohlmuth Alves dos et al. As redes sociais aliadas à extensão universitária e sua contribuição na qualificação educacional. Expressa Extensão, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 47-62, 29 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v27i1.21738. Acesso em: 20 abr. 2025.

Publicado

2025-05-28

Número

Sección

Seção especial: XVI Mostra de Extensão UENF, UFF, IFF e VIII UFRRJ

Cómo citar

IFF Itaperuna em ação : difusão de saberes científicos pelas redes sociais. UFF & Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 1–9 e050604, 2025. Disponível em: https://periodicos.uff.br/uffsociedade/article/view/66860. Acesso em: 5 dec. 2025.