A CONSTRUÇÃO DE UM DICIONÁRIO DE CINEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DO MOVIMENTO DA ARRUELA - APLICANDO A ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Tiago Destéffani Admiral Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21156

Resumo

É público e notório que a tecnologia permite aos alunos o acesso às informações, de diferentes maneiras. O que se torna um desafio para o educador, que é o principal agente responsável por gerenciar essas informações para que se tornem conhecimento. O método de ensino baseado em apresentar informações perde espaço nesse contexto, demandando uma prática educativa que considere o aluno como um ator social que possui um conhecimento prévio, e historicamente construído. Esse artigo analisa dois episódios de Ensino de Física em que foi adotada a postura metodológica PBL (Problem-Based Learning), associada à análise argumentativa, para descrever o aprendizado de conceitos sobre cinemática. Com isso, conseguimos compreender melhor de que forma a argumentação pode auxiliar no aprendizado de um novo conceito científico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio Integrado, na cidade de Campos dos Goytacazes - RJ.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Destéffani Admiral, Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro

Licenciado em Física pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Especialista em Educação Profissional pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES (2010). Mestre na área de Ensino de Ciências e Matemática - IFES (2013). Doutorado em Ciências Naturais (em andamento) - UENF. Tem experiência em ensino de Física, Cálculo Diferencial e Integral e Equações Diferenciais Ordinárias. Atualmente trabalha como professor Efetivo de Física no Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico no Instituto Federal Fluminense - IFF. Também atua como professor de matemática, bolsista da CAPES, no curso de Licenciatura em Matemática - Parfor, no IFES - ES.

Downloads

Publicado

2014-07-13

Como Citar

Destéffani Admiral, T. (2014). A CONSTRUÇÃO DE UM DICIONÁRIO DE CINEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DO MOVIMENTO DA ARRUELA - APLICANDO A ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA. Ensino, Saude E Ambiente, 7(1). https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21156