INTERSEÇÕES ENTRE ALIMENTAÇÃO E EDUCAÇÃO NA ESCOLA: A SAÚDE ESTÁ NA MESA

Autores

  • DIAS ROVARI CORDEIRO Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21173

Resumo

Abordar o tema alimentação na escola não é uma tarefa fácil. Mas a escola emerge como um elemento chave no processo de Educação Alimentar e Nutricional, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). No entanto, falar sobre comida é ir muito além de nutrientes, pois está intrinsicamente relacionada com a cultura dos indivíduos, prazeres e preferências alimentares, que remetem às suas histórias de vida. Há de se considerar, ainda, os inúmeros discursos sobre saúde em voga na mídia responsáveis por engrossarem o caldo desta discussão. Diante disso, o presente artigo busca elucidar as interseções entre a alimentação e a educação, indicando as possibilidades de diálogo e construção da saúde na escola a partir de uma experiência positiva de uma dissertação de mestrado que resultou numa proposta metodológica, que articula os temas alimentação, cultura e sociedade no ambiente escolar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

DIAS ROVARI CORDEIRO, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação em Ciências e Saúde (Nutes/UFRJ) e doutoranda em História das Ciências das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ)

Downloads

Publicado

2014-07-13

Como Citar

CORDEIRO, D. R. (2014). INTERSEÇÕES ENTRE ALIMENTAÇÃO E EDUCAÇÃO NA ESCOLA: A SAÚDE ESTÁ NA MESA. Ensino, Saude E Ambiente, 7(1). https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21173