Autoria e esquiva: pensamento, ética e experiência subjetiva em Michel Foucault.

Autores

  • Eduardo Leal Cunha Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

ética, ontologia do presente, subjetivação, Foucault.

Resumo

O artigo parte dos argumentos de Richard Bernstein em defesa da postura crítica de Foucault, no contexto do debate com Habermas, segundo o qual a teoria foucaultiana do poder se ressentiria da explicitação de seus fundamentos normativos. Procuramos indicar, tomando como base a conferência sobre a função autor, de 1969, o modo como tal postura se materializa precisamente na recusa em assumir uma posição de enunciação vinculada à proclamação da Verdade, tanto quanto do Bem. Tal recusa, aqui denominada esquiva, faz com que tal crítica seja permanente e se constitua como entrelaçamento entre trabalho filosófico, problematização ética e experiência subjetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Leal Cunha, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Saúde Coletiva (IMS/UERJ) e Mestre em Teoria Psicanalítica (UFRJ), Professor do Núcleo de Pós-Graduação em Psicologia Social e do Dep. de Psicologia da UFS. Membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos.

Downloads

Publicado

2011-01-03

Como Citar

CUNHA, E. L. Autoria e esquiva: pensamento, ética e experiência subjetiva em Michel Foucault. Fractal: Revista de Psicologia, v. 22, n. 3, p. 481-496, 3 jan. 2011.

Edição

Seção

Artigos