A produção de subjetividades no contexto do capitalismo contemporâneo: Guattari e Negri

Autores

  • Fabio Montalvão Soares Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

subjetividade, tempo, capitalismo contemporâneo

Resumo

Este artigo visa traçar um panorama sobre a relação entre a produção de subjetividades e a política no cenário atual, tendo por referência a leitura das obras de Félix Guattari, Antônio Negri e Michael Hardt sobre o tema. A partir da constatação do estatuto ontológico e coletivo inerente aos processos de subjetivação, busca-se pensar suas implicações no contexto do capitalismo contemporâneo, destacando suas principais características, o movimento de captura a fim deste se apropriar da produção de subjetividades em sua gênese e as possibilidades de resistência pelos autores esboçada, propondo a elaboração de novas estratégias para o enfrentamento do problema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Montalvão Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2008). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Desenvolve pesquisa na área de cognição e mídia, focalizando os processos de espectatorialidade e criação no cinema. Atuou no grupo Cultural AfroReggae e no Projeto de Proteção a Jovens em Situação de Vulnerabilidade PROTEJO, coordenando projetos sociais comunitários, pesquisando os processos de aprendizagem social e cognitivos em oficinas artísticas. Atuou no Departamento Geral de Ações Socioeducativas DEGASE, coordenando oficinas culturais para jovens em conflito com a lei e como tutor no Curso Teoria e Prática dos Conselhos Tutelares e Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente pela EAD/ ENSP FIOCRUZ. Atuou também como consultor para elaboração de materiais didáticos com foco nos temas de direitos humanos e cidadania na área de infância e juventude pelo SENAC Rio. Publicação de artigos em periódicos científicos. Publicação e apresentação de trabalhos sobre os temas de cognição, mídia, violência, direitos humanos e políticas públicas na área da infância e juventude em anais de congressos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de psicologia social, focalizando os processos cognitivos e sócio-institucionais, pesquisando os seguintes temas: cognição inventiva e mídia; processos de subjetivação e política; Processos sócio-institucionais; violência, desenvolvimento e saúde; direitos humanos e políticas públicas na área de infância e juventude.

Referências

DELEUZE, G. Diferença e repetição. São Paulo: Graal, 1968.

DELEUZE, G. Conversações. Rio de Janeiro: 34, 1990.

DELEUZE, G; GUATTARI F. O Anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. Lisboa: Assírio & Alvim, 1966.

DUPAS, G. Economia global e exclusão social: pobreza, emprego, estado e o futuro do capitalismo. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

GUATTARI, F. Revolução molecular: pulsações políticas do desejo. São Paulo: Brasiliense, 1977.

GUATTARI, F. As três ecologias. Campinas: Papirus, 1989a.

GUATTARI, F. Cartografias esquizoanalíticas. Buenos Aires: Manantial, 1989b.

GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Rio de Janeiro: Vozes, 1986.

HARDT, M.; NEGRI, A. Império. Rio de Janeiro: Record, 2000.

HARDT, M.; NEGRI, A. Multidão: guerra e democracia na era do Império. Rio de Janeiro: Record, 2004.

HARVEY, D. A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre a mudança cultural. Rio de Janeiro: Loyola, 1990.

HOBBES, T. Leviatã ou matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

IANNI, O. Teorias da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.

NEGRI, A. O poder constituinte: ensaios sobre as alternativas para a modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1992.

NEGRI, A. Kairòs, Alma, Vênus, Multitudo: nove lições ensinadas a mim mesmo. Rio de Janeiro: DP&A, 2000a.

NEGRI, A. Cinco lições sobre o Império. Rio de Janeiro: DP&A, 2000b.

NEVES, C. E. A. B. Interferir entre desejo e capital. 2002. 242 f. Tese (Doutorado)__Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.

ZAMBONI, J.; BARROS, M. E. B. de. Um clínico da atividade desejante no campo social: Félix Guattari. Revista Polis e Psique, Vila Velha, v. 2, n. 1, p. 23-42, set./dez. 2012.

Downloads

Publicado

2016-04-26

Como Citar

SOARES, F. M. A produção de subjetividades no contexto do capitalismo contemporâneo: Guattari e Negri. Fractal: Revista de Psicologia, v. 28, n. 1, p. 118-126, 26 abr. 2016.

Edição

Seção

Artigos