Lewin e a pesquisa-ação: gênese, aplicação e finalidade

Autores

  • Armando Sérgio Emerenciano de Melo Universidade de Fortaleza
  • Osterne Nonato Maia Filho Universidade de Fortaleza / Universidade Estadual do Ceará / Universidade Federal do Ceará
  • Hamilton Viana Chaves Universidade de Fortaleza / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Palavras-chave:

pesquisa-ação, Kurt Lewin, fundamentos teóricos, grupo

Resumo

O objetivo deste texto é refletir sobre a gênese, os fundamentos teóricos e a importância da pesquisa-ação como estratégia de intervenção psicológica. Pretende-se, a partir deste resgate, suprir uma demanda do pesquisador em psicologia: demarcar os fundamentos do surgimento da pesquisa-ação e viabilizar as bases científicas de uma intervenção psicológica amparada neste método de trabalho. A pesquisa-ação pode ser pensada epistemologicamente como uma modalidade de pesquisa “qualitativa”. Esta diferencia-se dos métodos de pesquisa tradicionais e positivistas, uma vez que esses estão mais ligados a uma noção reducionista de fenômeno humano, na lógica da categoria psicológica “experimental” e quantitativamente controlável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Armando Sérgio Emerenciano de Melo, Universidade de Fortaleza

Graduado em Psicólogo pela Universidade Federal do Ceará (1986) e Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2003). Atualmente é professor adjunto do curso de Psicologia da UNIFOR. Foi coordenador do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza de 2003 a 2007. Como professor trabalha como supervisor de psicoterapia de grupo e no plantão psicológico do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da UNIFOR. Ministra as disciplinas de Teorias e Técnicas de Intervenção Grupal e Aconselhamento Psicológico. Como psicólogo realiza atendimento psicoterápico individual e em grupo a partir do humanismo existencial. Como consultor trabalha com: pesquisa-ação, grupo focal, planejamento estratégico, gestão de pessoas e com processos de ensino e aprendizagem.

Osterne Nonato Maia Filho, Universidade de Fortaleza / Universidade Estadual do Ceará / Universidade Federal do Ceará

Licenciado (1992) e Graduado (1993) em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Mestre (1998) e Doutor (2004) em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará e da Universidade de Fortaleza. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE, linha marxismo e formação do educador) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC), atuando na linha de pesquisa marxismo, educação e luta de classes. Tem formação em psicanálise e leciona disciplinas ligadas a esta área, como também nas áreas de psicologia social, de epistemologia da psicologia, de psicolinguística, de pesquisa em psicologia e de psicologia escolar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: reestruturação produtiva, teoria das competências, ensino médio, reforma curricular, semiótica, formação e subjetividade docente.

Hamilton Viana Chaves, Universidade de Fortaleza / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Possui formação em Eletrotécnica pela Escola Técnica Federal do Ceará (1997), Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2004), Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2006), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2011). Realizou estágio de Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (2014). É psicólogo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e professor do Curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em psicologia cognitiva e educação profissional e tecnológica.

Referências

ALVES, A. J. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 77, p. 53-61, maio, 1991.

BARBIER, R. A pesquisa-ação na instituição educativa. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1985.

BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro, 2007.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Cidade do Porto: Porto, 1994.

FIGUEIREDO, L. C. M.; SANTI, P. L. R. Psicologia: uma (nova) introdução. São Paulo: EDUC, 2007.

HAGUETTE, T. M. F. Metodologias qualitativas na sociologia. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

LEWIN, K. Teoria de campo em ciência social. São Paulo: Pioneira, 1965.

LEWIN, K. Problemas de dinâmica de grupo. São Paulo: Cultrix, 1978.

LÖWY, M. Ideologia e ciência social: elementos para uma análise marxista. 13. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

MACHADO, A. R. M. et al. Potencializando um grupo de terceira idade de uma comunidade rural. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 49, n. 1, p. 96-103, fev. 2015.

MACIEL, M. I. E. A pesquisa-ação e Habermas: o novo paradigma. Belo Horizonte: UNA, 1999.

MAILHIOT, G. B. Dinâmica e gênese dos grupos. 6. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1985.

MELO, A. S. E.; MAIA FILHO, O. N.; CHAVES, H. V. Conceitos básicos em intervenção grupal. Encontro: Revista de Psicologia, [S.l.], v. 17, n. 26, p. 47-63, jul. 2014.

QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L. Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva, 1992.

REY, F. L. G. Pesquisa qualitativa em psicologia: caminhos e desafios. São Paulo: Thompson Learning, 2002.

SCHEIN, E. H. Psicologia organizacional. 3. ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1982.

SCHWANDT, T. A. Três posturas epistemológicas para a investigação qualitativa. In: DENZIM, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Col.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 193-217.

SOMMER, R. Action research: from mental hospital reform in Saskatchewan to community building in California. Canadian Psychology/Psychologie canadienne. v. 40, n. 1, p. 47-55, Feb. 1999.

STRINGER, E. T. Socially responsive educational research: linking theory and practice. In: FLINDERS, D.; MILLS, G. E. (Ed.). Theory and concepts in qualitative research: perspectives from the field. New York: Teachers College Press, 1993. p. 141-162.

THIOLLENT, M. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1998.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2000.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, São Paulo. v. 31, n.3, p. 443-466, set./dez. 2005.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1992.

WILLIAMSON, G. R.; PROSSER, S. Action research: politics, ethics and participation. Journal of advanced nursing, [S.l.], v. 40, n. 5, p. 587-593, nov. 2002.

Downloads

Publicado

2016-04-27

Como Citar

EMERENCIANO DE MELO, A. S.; MAIA FILHO, O. N.; CHAVES, H. V. Lewin e a pesquisa-ação: gênese, aplicação e finalidade. Fractal: Revista de Psicologia, v. 28, n. 1, p. 153-159, 27 abr. 2016.

Edição

Seção

Artigos