Transversalidades corporais: o corpo entre clínica, educação e saúde

Autores

  • Fernando Yonezawa Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES
  • Fabio Hebert da Silva Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v29i2/2298

Palavras-chave:

corpo, clínica, educação, saúde, transversalidade

Resumo

Este texto de cunho conceitual objetiva apresentar um estudo acerca das concepções de corpo presentes nas obras de Keleman e de Deleuze/Guattari, realizando um diálogo crítico que seja capaz de estabelecer uma linha de transversalidade entre os campos da clínica, da educação e da saúde. Apresentando conceituações destes autores e trazendo ainda alguns elementos nietzschianos e spinozanos para a discussão, pretendemos mostrar que um corporalismo capaz de transversalizar clínica, saúde e educação irá implicar-se eticamente em produzir alegria, porém, tomando-a como afeto que norteia o exercício educacional e promotor de saúde de ampliar a capacidade de agir e ser afetado.

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Publicado

2017-08-31

Como Citar

YONEZAWA, F.; HEBERT DA SILVA, F. Transversalidades corporais: o corpo entre clínica, educação e saúde. Fractal: Revista de Psicologia, v. 29, n. 2, p. 177-182, 31 ago. 2017.

Edição

Seção

Dossiê Corporeidade