Apresentação: In media res: pensando com as atmosferas
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2024.v56.i2.a63407Palavras-chave:
Atmosferas, Stimmung, Mercado, Mídia, Política.Resumo
Nesta introdução ao dossiê “Atmosferas e Antropologia”, revisamos alguns temas centrais ao debate contemporâneo sobre atmosferas na teoria social e apresentamos os artigos que compõem o volume. Nos guiamos por algumas questões basilares. O que são as atmosferas? Apresentamos a fenomenologia das atmosferas de Hermann Schmitz e suas repercussões contemporâneas, destacando como ela fornece novas soluções para os problemas da materialidade, mediação e sentidos. Como as atmosferas são produzidas? Propomos uma tipologia de atmosferas e dialogamos com os conceitos de Stimmung e geradores para analisarmos a sua relação com as técnicas, o habitus e a performance. Como a ubiquidade, visceralidade e indeterminação que caracterizam as atmosferas são incorporadas na modernidade pelo capitalismo e pelas mídias de massa? Por fim, como as atmosferas exercem seu poder? Destacamos como este conceito permite uma redescrição de componentes essenciais da política, como a soberania, a estética e a temporalidade.
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