Antropologia, Educação e Ética: desafios no e do campo científico

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2020.i50.a42067

Keywords:

Antropologia, Educação, Etnografia, Ética, Campo Científico

Abstract

A releitura de dois dossiês com a temática antropologia da/e educação busca demonstrar os caminhos trilhados por antropólogos e pesquisadores em educação quando adotam a etnografia no âmbito de suas pesquisas. Em tela, um campo científico em construção: a antropologia da/e educação. O texto expõe as alternativas presentes no fazer etnográfico de pesquisadores que atuam na relação entre esses dois campos científicos. Considera-se que as escolhas teóricas possibilitam uma diversidade de resultados porque são dependentes dos princípios e das ferramentas adotadas no fazer científico de cada campo. Quais são tais princípios e ferramentas? Quais suas possibilidades e quais seus limites?

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Neusa Maria Mendes de Gusmão, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1990). Pós-doutora pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa em 1998 e 2002. Professora titular aposentada da Universidade Estadual de Campinas.

Published

2020-12-22

How to Cite

Gusmão, N. M. M. de. (2020). Antropologia, Educação e Ética: desafios no e do campo científico. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (50). https://doi.org/10.22409/antropolitica2020.i50.a42067

Issue

Section

Trajectories and Perspectives