O Polè: Antropologia e Feitiço em Sala de Aula
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i3.a54960Palabras clave:
Ensino de Antropologia; Mulheres Negras; Expansão e interiorização do ensino superior; Pandemia da Covid-19.Resumen
O artigo tem como objetivo apresentar e analisar duas experiências de sala de aula dos cursos de antropologia e arqueologia da Universidade Federal do Oeste do Pará. O contexto em que essas experiências se desenrolam é marcado pela sobreposição de uma política de governo baseada na explicitação brutal do racismo contra a população negra e indígena, que resultou numa gestão trágica da Pandemia da Covid-19 causando a morte de 600 mil pessoas, e de ataques diretos às universidades públicas. Ainda assim, não interrompemos o nosso “trabalho” cotidiano de entrar em nossas salas de aula, mesmo as virtuais, com a disposição para criar comunidades e montar estratégias para desafiar a ordem anti-negra e racista vigente. O artigo é uma composição da escrita sensível de duas amigas educadoras que se conheceram no front dentro da Universidade. Os relatos que seguem foram elaborados à luz da tese de Conceição Evaristo sobre a “escrevivência”. Por isso, a centralidade do relato livre, que teoriza e dialoga com um acervo de ideias e referenciais epistemológicos próprios de um pensamento negro transatlântico, com essa base de reflexão utilizamos a categoria “feitiço” e a ideia de “epistemologias do transe”.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Carla Ramos Munzanzu, Myrian Sá Leitão Barboza
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.