MINIMALISMO EM UM ENFOQUE PSICOLINGUÍSTICO: OS PRINCÍPIOS DE LIGAÇÃO E SUA ATUAÇÃO NO PROCESSAMENTO ON-LINE DA CORREFERÊNCIA

Autores

  • José Ferrari Neto UFPB
  • Débora Vasconcelos Correia UNIPÊ

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2014n49a11

Palavras-chave:

correferência, Princípios de Ligação, processamento linguístico

Resumo

Este artigo visa avaliar o quanto um modelo formal de gramática pode ser aplicado aos processos mentais on-line envolvidos no processamento sentencial. Para tanto, elaborou-se um experimento em que se observou como os Princípios de Ligação atuam no processamento da correferência em Português Brasileiro (PB). Os resultados sugerem uma convergência entre computação linguística e teorias de processamento linguístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ferrari Neto, UFPB

Possui graduação em Letras pela Universidade Católica de Petrópolis (1999), especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado (2003) e doutorado (2008) em Estudos da Linguagem pela Pontificia Universidade Católica – RJ (2003). Tem experiência em docência e pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística e Aquisição da Linguagem. Foi Professor Assistente de Língua Portuguesa e Linguística Geral na Universidade Católica de Petrópolis (RJ) e Professor de Linguística na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente é Professor Adjunto II de Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atuando no LAPROL (Laboratório de Processamento Linguístico), com pesquisas voltadas para o léxico, morfologia e correferência.

Débora Vasconcelos Correia, UNIPÊ

É graduada em Fonoaudiologia pelo Centro
Universitário de João Pessoa - UNIPÊ (2009). Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2014), com trabalho de pesquisa direcionado ao processamento linguístico das pessoas que gaguejam. Membro do Laboratório de Processamento Linguístico da UFPB (LAPROL). Tutora à Distância do Curso de Letras da UFPB Virtual. Fonoaudióloga colaboradora do Instituto Brasileiro de Fluência - IBF e coordenadora do Grupo de Orientação Discutindo-Gagueira do IBF em João Pessoa-PB. Professora assistente do Curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Fluência e seus distúrbios.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

NETO, J. F.; CORREIA, D. V. MINIMALISMO EM UM ENFOQUE PSICOLINGUÍSTICO: OS PRINCÍPIOS DE LIGAÇÃO E SUA ATUAÇÃO NO PROCESSAMENTO ON-LINE DA CORREFERÊNCIA. Cadernos de Letras da UFF, v. 24, n. 49, 30 dez. 2014.