MINIMALISMO EM UM ENFOQUE PSICOLINGUÍSTICO: OS PRINCÍPIOS DE LIGAÇÃO E SUA ATUAÇÃO NO PROCESSAMENTO ON-LINE DA CORREFERÊNCIA

Autores

  • José Ferrari Neto UFPB
  • Débora Vasconcelos Correia UNIPÊ

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2014n49a11

Palavras-chave:

correferência, Princípios de Ligação, processamento linguístico

Resumo

Este artigo visa avaliar o quanto um modelo formal de gramática pode ser aplicado aos processos mentais on-line envolvidos no processamento sentencial. Para tanto, elaborou-se um experimento em que se observou como os Princípios de Ligação atuam no processamento da correferência em Português Brasileiro (PB). Os resultados sugerem uma convergência entre computação linguística e teorias de processamento linguístico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Ferrari Neto, UFPB
    Possui graduação em Letras pela Universidade Católica de Petrópolis (1999), especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado (2003) e doutorado (2008) em Estudos da Linguagem pela Pontificia Universidade Católica – RJ (2003). Tem experiência em docência e pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística e Aquisição da Linguagem. Foi Professor Assistente de Língua Portuguesa e Linguística Geral na Universidade Católica de Petrópolis (RJ) e Professor de Linguística na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente é Professor Adjunto II de Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atuando no LAPROL (Laboratório de Processamento Linguístico), com pesquisas voltadas para o léxico, morfologia e correferência.
  • Débora Vasconcelos Correia, UNIPÊ
    É graduada em Fonoaudiologia pelo Centro
    Universitário de João Pessoa - UNIPÊ (2009). Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2014), com trabalho de pesquisa direcionado ao processamento linguístico das pessoas que gaguejam. Membro do Laboratório de Processamento Linguístico da UFPB (LAPROL). Tutora à Distância do Curso de Letras da UFPB Virtual. Fonoaudióloga colaboradora do Instituto Brasileiro de Fluência - IBF e coordenadora do Grupo de Orientação Discutindo-Gagueira do IBF em João Pessoa-PB. Professora assistente do Curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Fluência e seus distúrbios.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

MINIMALISMO EM UM ENFOQUE PSICOLINGUÍSTICO: OS PRINCÍPIOS DE LIGAÇÃO E SUA ATUAÇÃO NO PROCESSAMENTO ON-LINE DA CORREFERÊNCIA. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 24, n. 49, 2014. DOI: 10.22409/cadletrasuff.2014n49a11. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43479. Acesso em: 5 dez. 2025.