CAPAS E CONTRACAPAS DE LIVROS ILUSTRADOS: ESPAÇOS PRIVILEGIADOS DE ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS

Autores

  • Margareth Silva de Mattos Universidade Federal Fluminense
  • Patricia Ferreira Neves Ribeiro Universidade Federal Fluminense
  • Sabrina Vianna Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a119

Palavras-chave:

paratextos editoriais, estratégias discursivas, formação do leitor literário.

Resumo

Este trabalho tem como propósito investigar, com base na teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, capas e contracapas de livros ilustrados – paratextos editoriais relevantes para a formação do leitor literário –, buscando destacar, mais pormenorizadamente, as diversificadas estratégias discursivas presentes nas contracapas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margareth Silva de Mattos, Universidade Federal Fluminense

Professora de Ensino Básico da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutoranda de Estudos de Linguagem da UFF. Estagiária do Doutorado no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, Portugal. Membro dos grupos de pesquisa– LeiFEn (Leitura, Fruição e Ensino) e Leitura; –Literatura e Saúde: inquietações no campo da produção do conhecimento.

Patricia Ferreira Neves Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta III do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Membro do projeto integrado de pesquisa CIAD-Rio (Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso) e do grupo de pesquisa LeiFEn (Leitura, Fruição e Ensino).

Sabrina Vianna, Universidade Federal Fluminense

Professora da Sala de Leitura do Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI/UFF). Mestre em Estudos de Linguagem (UFF) e Especialista em Literatura Infantojuvenil (UFF). Membro do grupo de pesquisa LeiFEn (Leitura, Fruição e Ensino).

Referências

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. 2. ed. Coordenação da equipe de tradução: Angela M. S. Corrêa e Ida Lúcia Machado. São Paulo: Contexto, 2010.
______. Identidade social e identidade discursiva: fundamento da competência situacional. In: PIETROLUONGO, Márcia (org.). O trabalho da tradução. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009, p. 309-326.
______; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de Análise do Discurso. Tradução Fabiana Komesu. São Paulo: Contexto, 2008.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. Tradução Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2006.
______. Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual. In: MACHADO, I. L.; MELLO, R. (orgs.). Gêneros: reflexões em análise do discurso. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2004, p. 13-41.
COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. Tradução Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2003.
GENETTE, Gérard. Paratextos Editoriais. Tradução Álvaro Faleiros. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2009.
GOMEZ-PALACIO, Bryony; VIT, Armin. A referência no design gráfico: um guia visual para a linguagem, aplicações e história do design gráfico. Tradução Marcelo Alves. São Paulo: Blucher, 2011.
LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Tradução Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
MARTINS FILHO, Plínio; ROLLEMBERG, Marcello. Edusp: um projeto editorial. 2. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
MORAES, Odilon de. O projeto gráfico do livro infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, Ieda de. (Org.). O que é qualidade em literatura infantil e juvenil?: com a palavra, o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.
NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. Tradução Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino. Texto e contexto. In: VIEIRA, Silvia Rodrigues; BRANDÃO, Silvia Figueiredo. Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007, p. 239-258.
POWERS, Alan. Era uma vez uma capa. Tradução Otacílio Nunes. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
RAMOS, Ana Margarida. Literatura para a infância e ilustração: leituras em diálogo. Porto: Tropelias & Companhia, 2010.
RIBEIRO, Milton. Planejamento visual gráfico. Brasília: Linha Gráfica Editora. 2000.

Downloads

Publicado

2016-07-09

Como Citar

MATTOS, M. S. DE; RIBEIRO, P. F. N.; VIANNA, S. CAPAS E CONTRACAPAS DE LIVROS ILUSTRADOS: ESPAÇOS PRIVILEGIADOS DE ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, n. 52, 9 jul. 2016.