CAPAS E CONTRACAPAS DE LIVROS ILUSTRADOS: ESPAÇOS PRIVILEGIADOS DE ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS

Autores

  • Margareth Silva de Mattos Universidade Federal Fluminense
  • Patricia Ferreira Neves Ribeiro Universidade Federal Fluminense
  • Sabrina Vianna Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a119

Palavras-chave:

paratextos editoriais, estratégias discursivas, formação do leitor literário.

Resumo

Este trabalho tem como propósito investigar, com base na teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, capas e contracapas de livros ilustrados – paratextos editoriais relevantes para a formação do leitor literário –, buscando destacar, mais pormenorizadamente, as diversificadas estratégias discursivas presentes nas contracapas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Margareth Silva de Mattos, Universidade Federal Fluminense
    Professora de Ensino Básico da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutoranda de Estudos de Linguagem da UFF. Estagiária do Doutorado no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, Portugal. Membro dos grupos de pesquisa– LeiFEn (Leitura, Fruição e Ensino) e Leitura; –Literatura e Saúde: inquietações no campo da produção do conhecimento.
  • Patricia Ferreira Neves Ribeiro, Universidade Federal Fluminense
    Professora Adjunta III do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Membro do projeto integrado de pesquisa CIAD-Rio (Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso) e do grupo de pesquisa LeiFEn (Leitura, Fruição e Ensino).
  • Sabrina Vianna, Universidade Federal Fluminense
    Professora da Sala de Leitura do Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI/UFF). Mestre em Estudos de Linguagem (UFF) e Especialista em Literatura Infantojuvenil (UFF). Membro do grupo de pesquisa LeiFEn (Leitura, Fruição e Ensino).

Referências

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. 2. ed. Coordenação da equipe de tradução: Angela M. S. Corrêa e Ida Lúcia Machado. São Paulo: Contexto, 2010.
______. Identidade social e identidade discursiva: fundamento da competência situacional. In: PIETROLUONGO, Márcia (org.). O trabalho da tradução. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009, p. 309-326.
______; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de Análise do Discurso. Tradução Fabiana Komesu. São Paulo: Contexto, 2008.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. Tradução Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2006.
______. Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual. In: MACHADO, I. L.; MELLO, R. (orgs.). Gêneros: reflexões em análise do discurso. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2004, p. 13-41.
COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. Tradução Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2003.
GENETTE, Gérard. Paratextos Editoriais. Tradução Álvaro Faleiros. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2009.
GOMEZ-PALACIO, Bryony; VIT, Armin. A referência no design gráfico: um guia visual para a linguagem, aplicações e história do design gráfico. Tradução Marcelo Alves. São Paulo: Blucher, 2011.
LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Tradução Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
MARTINS FILHO, Plínio; ROLLEMBERG, Marcello. Edusp: um projeto editorial. 2. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
MORAES, Odilon de. O projeto gráfico do livro infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, Ieda de. (Org.). O que é qualidade em literatura infantil e juvenil?: com a palavra, o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.
NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. Tradução Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino. Texto e contexto. In: VIEIRA, Silvia Rodrigues; BRANDÃO, Silvia Figueiredo. Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007, p. 239-258.
POWERS, Alan. Era uma vez uma capa. Tradução Otacílio Nunes. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
RAMOS, Ana Margarida. Literatura para a infância e ilustração: leituras em diálogo. Porto: Tropelias & Companhia, 2010.
RIBEIRO, Milton. Planejamento visual gráfico. Brasília: Linha Gráfica Editora. 2000.

Downloads

Publicado

2016-07-09

Como Citar

CAPAS E CONTRACAPAS DE LIVROS ILUSTRADOS: ESPAÇOS PRIVILEGIADOS DE ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 26, n. 52, 2016. DOI: 10.22409/cadletrasuff.2016n52a119. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43481. Acesso em: 5 dez. 2025.