v. 26 n. 52 (2016): A crise da leitura e a formação do leitor

Capa Cadernos de Letras nº 52
1º sem.: jan.-jun. 2016
Data da publicação: 09 jul. 2016
Publicado: 2016-07-09

Apresentação

  • APRESENTAÇÃO

    André Dias, Beatriz dos Santos Feres
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a335

Entrevista

  • ENTRETIEN AVEC ROGER CHARTIER

    André Dias, Beatriz dos Santos Feres
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a336

Dossiê

  • LEITURAS MEDIADAS DO CONTO NA SALA DE AULA

    Marcos Vinícius Scheffel
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a237
  • LEITURAS POÉTICAS NA CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

    Cynthia Agra de Brito Neves
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a159
  • O PROFESSOR E O ALUNO COMO AGENTES DO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA

    Debbie Mello Noble, Solange Mittmann
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a196
  • EDUCAÇÃO LITERÁRIA: UM ESTUDO NO PRÉ-ESCOLAR E NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

    Inês Bento, Angela Balça
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a90
  • O FUTURO DO LEITOR OU O LEITOR DO FUTURO: O LIVRO INFANTIL INTERATIVO E OS LETRAMENTOS MÚLTIPLOS

    Aline Frederico
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a195
  • LEITURA LITERÁRIA NO CICLO 1 DO ENSINO FUNDAMENTAL: O LIVRO DIDÁTICO COMO DEFLAGRADOR DE LEITORES PRECÁRIOS

    Sheila Oliveira Lima
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a167
  • “PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS’, LIVROS DIDÁTICOS E FORMAÇÃO LITERÁRIA DO LEITOR

    Renata Rocha Ribeiro, Larissa Warzocha Fernandes Cruvinel, Sueli Maria de Oliveira Regino
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a175
  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCENTIVO AO LIVRO, LEITURA E A LITERATURA

    Roberto Belo
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a164
  • A LITERATURA NECESSÁRIA: LEITURA E FORMAÇÃO DO LEITOR

    Paulo Roberto Mendonça
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a172
  • A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NA ERA DA SUA SACRALIDADE: SERIA O SAGRADO O ELEMENTO INTENSIFICADOR QUE EXPLICA O APREÇO DESMESURADO PELOS BEST-SELLERS SERIADOS?

    Jaime dos Reis Sant'Anna
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a88
  • ITINERÁRIO MACHADIANO: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO VISANDO FORMAÇÃO DO LEITOR

    Marcela Verônica da Silva, Rita de Cássia Lamino de Araújo
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a163
  • FÁBULAS DOMESTICADAS: O PAPEL POLÍTICO E MORAL DA ESCOLA NAS ADAPTAÇÕES DIDÁTICAS DO TEXTO LITERÁRIO

    Flávia Vieira da Silva do Amparo
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a165
  • NOTAS SOBRE UM CURSO DE LITERATURA BRASILEIRA PARA ESTRANGEIROS NO BRASIL

    Ana Amalia Alves da Silva
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a187
  • UMA PROPOSTA DIALÓGICA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO

    Helio Castelo Branco Ramos
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a154
  • O PROCESSAMENTO METACOGNITIVO NO ATO DE LEITURA: REPENSANDO O ENSINO

    Roza Maria Palomanes Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a74
  • ENSINAR A LER PARA ALÉM DO VISÍVEL: DO SENTIDO DE LÍNGUA AO SENTIDO DE DISCURSO

    Ilana da Silva Rebello
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a113
  • CAPAS E CONTRACAPAS DE LIVROS ILUSTRADOS: ESPAÇOS PRIVILEGIADOS DE ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS

    Margareth Silva de Mattos, Patricia Ferreira Neves Ribeiro, Sabrina Vianna
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a119
  • LEITURA DE TEXTOS VERBO-VISUAIS: A CONSTRUÇÃO DOS MODOS DESCRITIVO E NARRATIVO NOS QUADRINHOS

    Glayci Kelli Reis da Silva Xavier
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a147
  • AS MÚLTIPLAS LEITURAS DA METÁFORA NO TEXTO LITERÁRIO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR PROTAGONISTA E REFLEXIVO

    Ariane Mieco Sugayama
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a102

Varia

  • TEXTO DRAMÁTICO: POR UMA TEORIA QUE ESTIMULE A LEITURA

    Fabiano Tadeu Grazioli
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a76
  • DELEUZE COM PROUST: SIGNO-PENSAMENTO

    Eziel Belaparte Percino
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a92
  • ULISSES NO INFERNO DA DIVINA COMÉDIA – UMA COMPARAÇÃO DO HERÓI EM DANTE, HOMERO E VIRGÍLIO

    Alysson Ramos Artuso
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a210
  • “PERCY JACKSON E OS OLIMPIANOS’: MITO, LITERATURA E EDUCAÇÃO

    Anna Carolyna Ribeiro Cardoso, Sueli Maria de Regino
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a153
  • TRADIÇÃO REVISITADA: T. S. ELIOT E O CASO JOHN DONNE

    André Cechinel
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a71
  • NAS TRILHAS DA TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE PORTUGUÊS/LIBRAS EM REVISTAS DE TRADUÇÃO NO BRASIL

    Silvana Aguiar dos Santos, Mairla Pereira Pires Costa, Thuanny Sá Galdino
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a29
  • SURDEZ, RECONTO E FORMAÇÃO LEITORA

    José Marcos Rosendo de Souza, Maria da Conceição Costa, Maria Lúcia Pessoa Sampaio
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a150
  • ANÁLISE COGNITIVA DO PROCESSO LEITOR NO RECONHECIMENTO DE PALAVRAS

    Jussara Oliveira Araújo, Silvana Andrade Martins
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a166

Resenha

  • DISPOSITIVOS DE PODER EM FOUCAULT: PRÁTICAS E DISCURSOS DA ATUALIDADE

    Francisco Vieira da Silva
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a12

Créditos

  • ORGANIZADORES E COLABORADORES

    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a337
  • EXPEDIENTE

    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a338