SURDEZ, RECONTO E FORMAÇÃO LEITORA

Autores

  • José Marcos Rosendo de Souza Universidade Estadual da Paraíba/PARFOR
  • Maria da Conceição Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Maria Lúcia Pessoa Sampaio Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a150

Palavras-chave:

Formação leitora, surdo, estratégias.

Resumo

As pesquisas com formação leitora têm suscitado algumas discussões e mudança de posturas ao desenvolvimento de leitores plenos. Contudo, as metodologias que primam pela proficiência de leitores Surdos são escassas. Aqui discutimos a formação leitora de um aluno Surdo a partir de uma pesquisa interventiva, com abordagem cognitiva. A formação leitora de Surdos será possível com adequada metodologia à Surdez.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Marcos Rosendo de Souza, Universidade Estadual da Paraíba/PARFOR

Graduado em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (2010). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Evangélica Cristo Rei (2012). Especialista em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (2013). Mestre pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2015). –Atua, principalmente, nos seguintes temas: Ensino, Letramento Literário para Surdos, LIBRAS e Educação Inclusiva.

Maria da Conceição Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2000), Especialização em Formação do Professor pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Adjunto II do Departamento de Educação, do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (desde 2004). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagens e prática pedagógica.

Maria Lúcia Pessoa Sampaio, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia (1992) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com Especialização (1999), Mestrado (2002) e Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Pós-Doutoramento no Laboratoire dEtudes Romanes, na Équipe de Linguistique des Langues Romanes na Université Paris 8, France (2011). Professora adjunto IV do Departamento de Educação. Bolsista de Produtividade em Pesquisa/UERN (2007-2013). Líder-Fundadora (2005) do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-aprendizagem (GEPPE), membro do GPET e líder-fundadora do Grupo Núcleo de Estudos em Educação (NEEd) de 2000/2004. Atua nas áreas de Ensino, Educação e Letras. Docente permanente e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), colaboradora do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e coordena o Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Desenvolve pesquisas articuladas ao ensino e à extensão universitária, orientando trabalhos acerca do ensino-aprendizagem da leitura, planejamento e formação do leitor. Proponente/Idealizadora do Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE); Ex-Presidente-Fundadora da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP), entidade promotora dos Fóruns Internacionais de Pedagogia (FIPEDs), nas gestões consecutivas (2008/2010 a 2010/2012). Atual membro do CTC-EB e atua como Consultora na área de Ensino/CAPES.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos de ensino fundamental. Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BOTELHO, Paula. Linguagem e Letramento na educação dos surdos: ideologias e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. p. 158.

GOTLIB, N. B. Teoria do conto. 11 ed. São Paulo: Ática, 2006. p. 95.

ECO, U. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. p. 158.

ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. 2 v. São Paulo: Editora 34, 1999. p. 198.

LODI, Ana Claudia B.; HARRISON, Kathryn Marie P.; CAMPOS, Sandra Regina L. Letramento e surdez: um olhar sobre as particularidades dentro do contexto educacional. In: LODI, Ana Claudia B.; HARRISON, Kathryn Marie P.; CAMPOS, Sandra Regina L.; TESKE, Ottmar. (orgs.). Letramento e minorias. Porto Alegre: Mediação, 2013. p. 160.

KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. São Paulo: Pontes Editores, 2012. p. 155.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012. p. 216.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 127.

SMITH, Frank. Compreender a leitura: uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. p. 423.

SKLIAR, Carlos. Experiências com a palavras: notas sobre a linguagem e diferença. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012. p. 184.

SOUZA, José Marcos Rosendo. Entre palavras e sinais: letramento literário, surdez e
inclusão. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015. p. 224.

TODOROV, Tzvetan. Poétique de la prose. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 341.

TRAVAGLIA, Luís Carlos. Gramática e interação, uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 2006. p. 248.

VIEIRA, André Guirland. Do conceito de estrutura narrativa à crítica. Psicologia: reflexão e crítica, 2001, 14, p. 599-608.

Downloads

Publicado

2016-07-09

Como Citar

ROSENDO DE SOUZA, J. M.; COSTA, M. DA C.; PESSOA SAMPAIO, M. L. SURDEZ, RECONTO E FORMAÇÃO LEITORA. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, n. 52, 9 jul. 2016.