SURDEZ, RECONTO E FORMAÇÃO LEITORA
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a150Palavras-chave:
Formação leitora, surdo, estratégias.Resumo
As pesquisas com formação leitora têm suscitado algumas discussões e mudança de posturas ao desenvolvimento de leitores plenos. Contudo, as metodologias que primam pela proficiência de leitores Surdos são escassas. Aqui discutimos a formação leitora de um aluno Surdo a partir de uma pesquisa interventiva, com abordagem cognitiva. A formação leitora de Surdos será possível com adequada metodologia à Surdez.
Downloads
Referências
BOTELHO, Paula. Linguagem e Letramento na educação dos surdos: ideologias e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. p. 158.
GOTLIB, N. B. Teoria do conto. 11 ed. São Paulo: Ática, 2006. p. 95.
ECO, U. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. p. 158.
ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. 2 v. São Paulo: Editora 34, 1999. p. 198.
LODI, Ana Claudia B.; HARRISON, Kathryn Marie P.; CAMPOS, Sandra Regina L. Letramento e surdez: um olhar sobre as particularidades dentro do contexto educacional. In: LODI, Ana Claudia B.; HARRISON, Kathryn Marie P.; CAMPOS, Sandra Regina L.; TESKE, Ottmar. (orgs.). Letramento e minorias. Porto Alegre: Mediação, 2013. p. 160.
KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. São Paulo: Pontes Editores, 2012. p. 155.
KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012. p. 216.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 127.
SMITH, Frank. Compreender a leitura: uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. p. 423.
SKLIAR, Carlos. Experiências com a palavras: notas sobre a linguagem e diferença. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012. p. 184.
SOUZA, José Marcos Rosendo. Entre palavras e sinais: letramento literário, surdez e
inclusão. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015. p. 224.
TODOROV, Tzvetan. Poétique de la prose. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 341.
TRAVAGLIA, Luís Carlos. Gramática e interação, uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 2006. p. 248.
VIEIRA, André Guirland. Do conceito de estrutura narrativa à crítica. Psicologia: reflexão e crítica, 2001, 14, p. 599-608.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.