UMA PROPOSTA DIALÓGICA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a154Palavras-chave:
Círculo de Bakhtin, letramento literário, habilidades linguísticas.Resumo
Com base nos estudos do Círculo de Bakhtin, nosso objetivo é refletir sobre uma proposta de letramento literário articulada ao letramento de gêneros discursivos pragmáticos, como notícias e reportagens que circulam na esfera digital, de modo que essa articulação ajude a desenvolver também de forma integrada habilidades no âmbito da oralidade, escrita, leitura e reflexão linguística.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. Tradução direta do russo de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, [1952-1953] 2011. p. 261-306.
CHKLOVSKI, Viktor. A arte como procedimento. In: TOLEDO, Dionísio de Oliveira. (Org.). Teoria da Literatura: formalistas russos. 2. ed. Porto Alegre: [1917] 1976. cap. 1, p. 39-56.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 27. ed. São Paulo: Cortez, 1992.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6. ed. São Paulo: Ática, 2010.
MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. São Paulo: Contexto, [1928] 2012.
PINHEIRO, Hélder. Reflexões sobre o livro didático de literatura. In: BUNZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia. Português no ensino médio e formação do professor. 3. ed. São Paulo: Parábola, 2009. cap. 6, p. 103-116.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 8. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.
VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 13. ed. São Paulo: Hucitec, [1929] 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.