A DIALOGIC PROPOSAL TO LITERARY LITERACY

Authors

  • Helio Castelo Branco Ramos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a154

Keywords:

Bakhtin’s Circle, literary literacy, linguistic abilities.

Abstract

Based on Bakhtin’s Circle’ studies, we reflect about a proposal of literary literacy on which teachers can teach abilities on orality, writing, reading and linguistic aspects reflection to their students in an integrated way. Therefore, our proposal of literary literacy is combined with the pragmatic discourse genres literacy, such as news found in digital sphere.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Helio Castelo Branco Ramos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)

Mestre em Letras - Linguística (2013) e licenciado em Língua Portuguesa e Inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Durante os biênios de 2008-2009 e 2009-2010, trabalhou, respectivamente, como monitor das disciplinas Prática de Ensino de Português 1 e 2 e como integrante do Programa de Educação Tutorial (PET)-Letras. Atualmente, é professor de Língua Portuguesa e Inglesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) - Campus Pesqueira. Possui interesse por investigações relacionadas ao ensino de língua e literatura maternas, atuando principalmente no seguintes temas: Análise Dialógica do Discurso, compreensão leitora, análise linguística e livro didático.

References

AGUIAR, Vera Teixeira de.; BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor. Alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. Tradução direta do russo de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, [1952-1953] 2011. p. 261-306.

CHKLOVSKI, Viktor. A arte como procedimento. In: TOLEDO, Dionísio de Oliveira. (Org.). Teoria da Literatura: formalistas russos. 2. ed. Porto Alegre: [1917] 1976. cap. 1, p. 39-56.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 27. ed. São Paulo: Cortez, 1992.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6. ed. São Paulo: Ática, 2010.

MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. São Paulo: Contexto, [1928] 2012.

PINHEIRO, Hélder. Reflexões sobre o livro didático de literatura. In: BUNZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia. Português no ensino médio e formação do professor. 3. ed. São Paulo: Parábola, 2009. cap. 6, p. 103-116.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 8. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 13. ed. São Paulo: Hucitec, [1929] 2009.

Published

2016-07-09

How to Cite

RAMOS, H. C. B. A DIALOGIC PROPOSAL TO LITERARY LITERACY. Caderno de Letras da UFF, v. 26, n. 52, 9 Jul. 2016.