UMA PROPOSTA DIALÓGICA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO

Autores

  • Helio Castelo Branco Ramos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a154

Palavras-chave:

Círculo de Bakhtin, letramento literário, habilidades linguísticas.

Resumo

Com base nos estudos do Círculo de Bakhtin, nosso objetivo é refletir sobre uma proposta de letramento literário articulada ao letramento de gêneros discursivos pragmáticos, como notícias e reportagens que circulam na esfera digital, de modo que essa articulação ajude a desenvolver também de forma integrada habilidades no âmbito da oralidade, escrita, leitura e reflexão linguística.

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Biografia do Autor

Helio Castelo Branco Ramos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)

Mestre em Letras - Linguística (2013) e licenciado em Língua Portuguesa e Inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Durante os biênios de 2008-2009 e 2009-2010, trabalhou, respectivamente, como monitor das disciplinas Prática de Ensino de Português 1 e 2 e como integrante do Programa de Educação Tutorial (PET)-Letras. Atualmente, é professor de Língua Portuguesa e Inglesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) - Campus Pesqueira. Possui interesse por investigações relacionadas ao ensino de língua e literatura maternas, atuando principalmente no seguintes temas: Análise Dialógica do Discurso, compreensão leitora, análise linguística e livro didático.

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Publicado

2016-07-09

Como Citar

RAMOS, H. C. B. UMA PROPOSTA DIALÓGICA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, n. 52, 9 jul. 2016.