LEITURAS POÉTICAS NA CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Cynthia Agra de Brito Neves Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas (IEL/UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a159

Palavras-chave:

letramento literário, gêneros poéticos, leitura subjetiva

Resumo

Este artigo analisa práticas de leitura de poesias em voz alta em salas de aula do ensino médio no Brasil e na França. Ao se deixarem tocar pelas leituras poéticas, os alunos (re)encontram sua posição de sujeito, sua dignidade, sua condição humana, sua cidadania, um trabalho quase psicanalítico na (re)construção de si. Enfim, os alunos-leitores de poesias, ao (se)lerem, (se)dizerem, (se) escreverem, colocam-se no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cynthia Agra de Brito Neves, Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas (IEL/UNICAMP)

Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Letras pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (1995), especialização em Educação e Psicopedagogia (2005) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/Puccamp (2008). Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp/(2014), em co-tutela com –a Université Stendhal Grenoble 3, em Grenoble, na França. Atualmente (2016), é docente no Departamento de Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (Iel), na área de Letramentos e Ensino de Língua Materna, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).–

Downloads

Publicado

2016-07-09

Como Citar

NEVES, C. A. DE B. LEITURAS POÉTICAS NA CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, n. 52, 9 jul. 2016.