LEITURAS POÉTICAS NA CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a159Palavras-chave:
letramento literário, gêneros poéticos, leitura subjetivaResumo
Este artigo analisa práticas de leitura de poesias em voz alta em salas de aula do ensino médio no Brasil e na França. Ao se deixarem tocar pelas leituras poéticas, os alunos (re)encontram sua posição de sujeito, sua dignidade, sua condição humana, sua cidadania, um trabalho quase psicanalítico na (re)construção de si. Enfim, os alunos-leitores de poesias, ao (se)lerem, (se)dizerem, (se) escreverem, colocam-se no mundo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.