ANAPHORIC ENCAPSULATION AND PRESUPPOSITION: PERSUASIVE AND STEREOTYPICAL USES OF A COHESIVE STRATEGY
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2014n49a16Palavras-chave:
anáfora, pressuposição, entidades de ordem superiorResumo
This paper focuses on the presuppositional values of anaphoric encapsulation. We highlight that presupposition is a basic feature of argumentative and persuasive uses of this cohesive strategy, but may also apply to stereotypical instances, where evaluation does not coincide with persuasion. Finally, we analyse examples where a higher-order definite noun phrase does not presuppose the existence of a discourse referent.
---------------------------------------------------------------------------------
ENCAPSULAMENTO ANAFÓRICO E PRESSUPOSIÇÃO: USOS PERSUASIVOS E ESTEREOTIPADOS DE UMA ESTRATÉGIA DE COESÃO
Este artigo analisa os valores pressuposicionais do encapsulamento anafórico. A pressuposição é uma característica básica dos usos argumentativos e persuasivos desta estratégia de coesão, mas também pode se aplicar a instâncias estereotipadas, onde a avaliação não coincide com a persuasão. Finalmente, analisamos exemplos onde sintagmas nominais definidos de ordem superior não pressupõem a existência de um referente do discurso.
---
Artigo em inglês.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.