ITINERÁRIO MACHADIANO: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO VISANDO FORMAÇÃO DO LEITOR

Autores

  • Marcela Verônica da Silva Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Rita de Cássia Lamino de Araújo Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a163

Palavras-chave:

Machado de Assis, Leitor, Letramento literário

Resumo

Corroborando o fato de o Letramento literário ser prática social e, como tal, constituir-se em responsabilidade da escola, este artigo visa apresentar uma proposta pedagógica que permita ao professor a aplicação de um itinerário rumo à apreensão da obra de Machado de Assis por alunos do Ensino Fundamental II. Esse itinerário corresponde às etapas de motivação, introdução, leitura, interpretação e expansão elencadas por Cosson (2006).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Verônica da Silva, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutora pela Universidade Estadual Paulista e docente da Universidade Estadual Paulista

Rita de Cássia Lamino de Araújo, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), docente da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Referências

ANTUNES. Benedito. O Ensino da Literatura Hoje. In: Fronteiraz: Revista Digital do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária. PUC-SP, nº 14, jul. 2015. p. 3- 17. Disponível em < http://revistas.pucsp.br/fronteiraz> Acesso em 15 ago. 2015.
ARAÚJO, Rita de Cássia Lamino de; SILVA, Marcela Verônica. A Estética da Recepção e sua aplicabilidade pelo Método Recepcional: uma apresentação de Machado de Assis. In: Fronteiraz: Revista Digital do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária. PUC-SP, nº 14, jul. 2015. P. 18-19. Disponível em < http://revistas.pucsp.br/fronteiraz> Acesso em 15 ago. 2015.
ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
ASSIS, Machado de. O Cruzeiro. In:_____. Obras completas. Rio de Janeiro: W. M. Jackson Inc,1950, vol. 23.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. Trad. J. Guinsburg. 4ªed. São Paulo: Perspectiva, 1996.
BOBERG, Hiudéa Tempesta Rodrigues; STOPA, Rafaela. Leitura Literária na sala de aula: propostas de aplicação. Curitiba: CRV, 2012.
CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. Trad. Nilson Molin. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
CANDIDO, Antonio. Literatura e Formação do Homem. In: _____ Textos de Intervenção. São Paulo: Duas Cidades, 2002.
______. O Direito à literatura. In: Vários Escritos. 3 ed. Rev. e ampl. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CRESTANI, Jaison Luís. O narrador sob suspeita: uma leitura do conto ‘Missa do Galo” de Machado de Assis. In: Anais do X Congresso Internacional da ABRALIC. Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: < http://www.idelberavelar.com/abralic/txt_14.pdf. > Acesso em 15 ago. 2015.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
FACIOLI, Valentin. Um Defunto Estrambólico: análise e interpretação das Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Nankin, 2002.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Ed. 34, 1996-1999. 2 v.
LEITE, Lígia Chiappini Moraes. Invasão da catedral: literatura e ensino em debate. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1983.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: RÖSING, Tânia M. K.; ZILBERNAM, Regina (Orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
SCLIAR, Moacyr. O Menino e o Bruxo. São Paulo: Ática, 2007.
TODOROV, Tzvetan. A Literatura em Perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
TV ESCOLA. Mestres da literatura: Machado de Assis – um mestre na periferia do capitalismo. Direção Antonio Augusto Silva. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=kVd1zMdGhxo> Acesso em 30 set. 2015.
WORDSWORTH, William. Poesia selecionada. Trad. Paulo Vizioli. São Paulo: Mandacaru, 1988.

Downloads

Publicado

2016-07-09

Como Citar

DA SILVA, M. V.; LAMINO DE ARAÚJO, R. DE C. ITINERÁRIO MACHADIANO: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO VISANDO FORMAÇÃO DO LEITOR. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, n. 52, 9 jul. 2016.