ITINERÁRIO MACHADIANO: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO VISANDO FORMAÇÃO DO LEITOR
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a163Palavras-chave:
Machado de Assis, Leitor, Letramento literárioResumo
Corroborando o fato de o Letramento literário ser prática social e, como tal, constituir-se em responsabilidade da escola, este artigo visa apresentar uma proposta pedagógica que permita ao professor a aplicação de um itinerário rumo à apreensão da obra de Machado de Assis por alunos do Ensino Fundamental II. Esse itinerário corresponde às etapas de motivação, introdução, leitura, interpretação e expansão elencadas por Cosson (2006).
Downloads
Referências
ARAÚJO, Rita de Cássia Lamino de; SILVA, Marcela Verônica. A Estética da Recepção e sua aplicabilidade pelo Método Recepcional: uma apresentação de Machado de Assis. In: Fronteiraz: Revista Digital do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária. PUC-SP, nº 14, jul. 2015. P. 18-19. Disponível em < http://revistas.pucsp.br/fronteiraz> Acesso em 15 ago. 2015.
ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
ASSIS, Machado de. O Cruzeiro. In:_____. Obras completas. Rio de Janeiro: W. M. Jackson Inc,1950, vol. 23.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. Trad. J. Guinsburg. 4ªed. São Paulo: Perspectiva, 1996.
BOBERG, Hiudéa Tempesta Rodrigues; STOPA, Rafaela. Leitura Literária na sala de aula: propostas de aplicação. Curitiba: CRV, 2012.
CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. Trad. Nilson Molin. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
CANDIDO, Antonio. Literatura e Formação do Homem. In: _____ Textos de Intervenção. São Paulo: Duas Cidades, 2002.
______. O Direito à literatura. In: Vários Escritos. 3 ed. Rev. e ampl. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CRESTANI, Jaison Luís. O narrador sob suspeita: uma leitura do conto ‘Missa do Galo” de Machado de Assis. In: Anais do X Congresso Internacional da ABRALIC. Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: < http://www.idelberavelar.com/abralic/txt_14.pdf. > Acesso em 15 ago. 2015.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
FACIOLI, Valentin. Um Defunto Estrambólico: análise e interpretação das Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Nankin, 2002.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Ed. 34, 1996-1999. 2 v.
LEITE, Lígia Chiappini Moraes. Invasão da catedral: literatura e ensino em debate. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1983.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: RÖSING, Tânia M. K.; ZILBERNAM, Regina (Orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
SCLIAR, Moacyr. O Menino e o Bruxo. São Paulo: Ática, 2007.
TODOROV, Tzvetan. A Literatura em Perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
TV ESCOLA. Mestres da literatura: Machado de Assis – um mestre na periferia do capitalismo. Direção Antonio Augusto Silva. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=kVd1zMdGhxo> Acesso em 30 set. 2015.
WORDSWORTH, William. Poesia selecionada. Trad. Paulo Vizioli. São Paulo: Mandacaru, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.