FÁBULAS DOMESTICADAS: O PAPEL POLÍTICO E MORAL DA ESCOLA NAS ADAPTAÇÕES DIDÁTICAS DO TEXTO LITERÁRIO

Autores

  • Flávia Vieira da Silva do Amparo Universidade Federal Fluminense/ Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a165

Palavras-chave:

fábula, Kipling, adaptação,

Resumo

De que maneira as fábulas de autores como Esopo e La Fontaine foram sofrendo adaptações no decorrer do tempo até se configurarem como modelo moralizante para crianças nos manuais didáticos do séc. XIX? Esse trabalho pretende analisar o processo de adaptação da fábula para fins didáticos e a obra ‘O filho do elefante”, de Kipling, como uma forma de refletir sobre as tensões da criança diante da temática da violência e do autoritarismo do universo adulto.

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Biografia do Autor

Flávia Vieira da Silva do Amparo, Universidade Federal Fluminense/ Colégio Pedro II

Professora Adjunta de Literatura Brasileira da UFF - GLC

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Publicado

2016-07-09

Como Citar

AMPARO, F. V. DA S. DO. FÁBULAS DOMESTICADAS: O PAPEL POLÍTICO E MORAL DA ESCOLA NAS ADAPTAÇÕES DIDÁTICAS DO TEXTO LITERÁRIO. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, n. 52, 9 jul. 2016.