ANÁLISE COGNITIVA DO PROCESSO LEITOR NO RECONHECIMENTO DE PALAVRAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a166Palavras-chave:
reconhecimento de palavras, compreensão leitora, processos cognitivos.Resumo
A leitura é uma aptidão difícil de ser desenvolvida, exigindo um extenso aprendizado. Nesta perspectiva, objetiva- se descrever e analisar as habilidades de reconhecimento de palavras, através do Modelo de Reconhecimento de Palavras, proposto por Ellis (1995). Os resultados obtidos contribuem para uma prática pedagógica mais eficiente na formação da competência leitora.
Downloads
Referências
ELLIS, Andrew. Leitura, escrita e dislexia. Porto Alegre. Artes médicas, 2001.
FODOR, Jerry. The Modularity of Mind. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1983.
GABRIEL, Rosângela. A compreensão em leitura enquanto processo cognitivo. Signo, v. 31, p. 73-83. Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul: PUC, 2011.
MARANHE, Elisandra André. Uma visão sobre a aquisição da leitura e da escrita. Conteúdo e didática e alfabetizaçãol. São Paulo, 2006. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40147/1/01d16t12.pdf. Acessado em 10 de abril de 2014.
REZENDE, Lucinea Aparecida de. Ritmo, forma e memorização no ato de ler. Artigo científico. Piracicaba: UNIMEP, 2002.
SENNA, Fernanda Duarte. Acesso e representação lexical na produção de afásicos sob a ótica da fonologia de uso. 2013. Tese (doutorado em Linguística), Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.