ANÁLISE COGNITIVA DO PROCESSO LEITOR NO RECONHECIMENTO DE PALAVRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a166

Palavras-chave:

reconhecimento de palavras, compreensão leitora, processos cognitivos.

Resumo

A leitura é uma aptidão difícil de ser desenvolvida, exigindo um extenso aprendizado. Nesta perspectiva, objetiva- se descrever e analisar as habilidades de reconhecimento de palavras, através do Modelo de Reconhecimento de Palavras, proposto por Ellis (1995). Os resultados obtidos contribuem para uma prática pedagógica mais eficiente na formação da competência leitora.

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Biografia do Autor

Jussara Oliveira Araújo, Universidade do Estado do Amazonas

Graduada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM - 2004). Professora de Língua Portuguesa - Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Manaus (SEMED). Especialista em Metodologia da Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Grupo Uninter. Mestranda em Letras e Artes programa PPGLA da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Graduanda em Jornalismo pela UFAM.

Silvana Andrade Martins, Universidade do Estado do Amazonas

É doutora (2004) e pós-doutora (2007) em Letras e Linguística pela Vrije Universiteit, Amsterdam , Holanda e mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Suas áreas de atuação é Linguística, Línguas indígenas, Língua Portuguesa e Sociolinguística e Dialetologia. Pertence ao quadro de docentes efetivos do Curso de Letras, na Unidade Escola Normal Superior, da Universidade do Estado do Amazonas. Como docente do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes, atua na linha de pesquisa de Representação e Interpretação Etnolinguística, orientando estudos nas áreas de línguas e culturas indígenas, lexicologia, sociolinguística e dialetologia. É colíder do Núcleo de Estudos de Pesquisas Linguísticas Aplicadas ao Ensino (NEPLAE) e coordena o projeto de documentação e análise da fala manauara, constituindo um banco de dados digitais do português falado na metrópole amazonense (www.martinsuea.com.br), sendo responsável pela orientação de bolsistas de iniciação científica da FAPEAM que desenvolvem planos de trabalho nesse projeto. Também atua como coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), orientando acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia que desenvolvem projeto Neurolinguística aplicada ao ensino nas escolas públicas de Manaus.

Referências

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Publicado

2016-07-09

Como Citar

ARAÚJO, J. O.; MARTINS, S. A. ANÁLISE COGNITIVA DO PROCESSO LEITOR NO RECONHECIMENTO DE PALAVRAS. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, n. 52, 9 jul. 2016.