LEITURA LITERÁRIA NO CICLO 1 DO ENSINO FUNDAMENTAL: O LIVRO DIDÁTICO COMO DEFLAGRADOR DE LEITORES PRECÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a167Palavras-chave:
leitura, literatura, livro didático.Resumo
A política para formação do leitor no Brasil conta, entre outros, com a distribuição de livros didáticos de língua materna para escolas públicas de todo o país. Tais materiais veiculam metodologias de abordagem da leitura ineficazes para a formação do leitor em sua fase inicial, conforme aponta estudo realizado entre 2013 e 2015 com os dois primeiros volumes de dez coleções didáticas de Língua Portuguesa.
Downloads
Referências
BRASIL. Guia de livros didáticos : PNLD 2013: letramento e alfabetização e língua portuguesa. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2012.

CÂNDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
COLOMER, Tersa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução de Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.
GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Per e João Editores, 2015.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1999.
MARCUSCHI, Luís Antônio. Exercícios de compreensão ou de copiação nos manuais de ensino de língua. Em aberto, ano 16, n.69, Brasília. p. 64-82.jan/mar. 1996,
ORTEGA Y GASSET, José. El Quijote en la escuela. Revista da Faculdade de
Educação. v.19, n.1, p.11-38, São Paulo, jan/jun.1993.
PINHEIRO, José Helder. Abordagem do poema: roteiro de um desencontro In: DIONÍSIO, Ângela Paiva e BEZERRA, Maria Auxiliadora. O livro didático de português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 62-74.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.