LEITURA LITERÁRIA NO CICLO 1 DO ENSINO FUNDAMENTAL: O LIVRO DIDÁTICO COMO DEFLAGRADOR DE LEITORES PRECÁRIOS

Autores

  • Sheila Oliveira Lima Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a167

Palavras-chave:

leitura, literatura, livro didático.

Resumo

A política para formação do leitor no Brasil conta, entre outros, com a distribuição de livros didáticos de língua materna para escolas públicas de todo o país. Tais materiais veiculam metodologias de abordagem da leitura ineficazes para a formação do leitor em sua fase inicial, conforme aponta estudo realizado entre 2013 e 2015 com os dois primeiros volumes de dez coleções didáticas de Língua Portuguesa.

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Biografia do Autor

Sheila Oliveira Lima, Universidade Estadual de Londrina

Graduada e Licenciada em Letras (Português e Russo), mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada e doutora em Linguagem e Educação, tendo obtido todos os títulos na Univeresidade de São Paulo.

Professora do curso de Licenciatura em Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina.–

Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Letras da UEL e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Lingaugem na mesma universidade.

Realiza pesquisa sobre leitura e seu ensino, bem como sobre as implicações subjetivas do fenômeno.–

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Publicado

2016-07-09

Como Citar

OLIVEIRA LIMA, S. LEITURA LITERÁRIA NO CICLO 1 DO ENSINO FUNDAMENTAL: O LIVRO DIDÁTICO COMO DEFLAGRADOR DE LEITORES PRECÁRIOS. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, n. 52, 9 jul. 2016.