Novas tecnologias, mídias e as práticas de leitura do cânone na escola
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a169Palavras-chave:
Prática leitora, mídias, novas tecnologias.Resumo
Este artigo discorrerá sobre a presença das novas tecÂnologias e das mídias nas aulas de literatura. O estudo procura explorar o uso do hipertexto e das multimodaÂlidades para a construção de práticas de leitura mais sigÂnificativas, promovendo os leitores como sujeitos-atores e críticos.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Aula (trad. Leyla Perrone-Moisés). São Paulo : Cultrix, 2013
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? (trad. Laura Taddei Brandini). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2012
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.
___________. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Ed. 34, 1993.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica/MEC, 1999
Tecnologia na Educação. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao> Acesso em: 29 out. 2014.
OSAKABE, Haquira. ‘Poesia e indiferença”. In: Leituras Literárias: discursos transitivos. PAIVA, A.; MARTINS, A.; PAULINO, G.; VERSIANI, Z. (orgs.). Belo Horizonte: Ceale/ Autêntica, 2008. p. 37-54
PERRONE-MOISÉS, Leyla. ‘Literatura para todos”. In: Literatura e Sociedade. n. 9. São Paulo: DTLCC – USP, 2006. p. 16-29
_______________________. ‘Consideração intempestiva sobre o ensino de literatura”. In: Inútil Poesia e outros ensaios breves. São Paulo: Cia. das Letras, 2000. p. 345-351
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ROJO, Roxane. & MOURA, Eduardo. (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SETTON, Maria da Graça. Mídia e educação. São Paulo: Ed. Contexto, 2010.
WINNER, Langdon. Artefatos têm Política? (tradução Fernando Manso). ‘Do artifacts have politics?” In. The Whale and the Reactor: a search for limits in an Age of High Technology. Chicago: The University of Chicago Press, p.19-39. <http://pimentalab.milharal.org/files/2013/11/Langdon-Winner-Artefatos-tem-Politica.pdf>
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.