Novas tecnologias, mídias e as práticas de leitura do cânone na escola

Autores

  • Pedro Henrique Pereira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a169

Palavras-chave:

Prática leitora, mídias, novas tecnologias.

Resumo

Este artigo discorrerá sobre a presença das novas tec­nologias e das mídias nas aulas de literatura. O estudo procura explorar o uso do hipertexto e das multimoda­lidades para a construção de práticas de leitura mais sig­nificativas, promovendo os leitores como sujeitos-atores e críticos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Inglês – Estudos Linguísticos e Literários pela Uni­versidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é graduado e licenciado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Desenvolve pesquisa em Análise Crítica do Discurso.

Referências

BARBOSA, João Alexandre. ‘Literatura nunca é apenas literatura”. Série Ideias. n. 17. São Paulo: FDE, 1994. p. 21-26.
BARTHES, Roland. Aula (trad. Leyla Perrone-Moisés). São Paulo : Cultrix, 2013
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? (trad. Laura Taddei Brandini). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2012
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.
___________. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Ed. 34, 1993.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica/MEC, 1999
Tecnologia na Educação. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao> Acesso em: 29 out. 2014.
OSAKABE, Haquira. ‘Poesia e indiferença”. In: Leituras Literárias: discursos transitivos. PAIVA, A.; MARTINS, A.; PAULINO, G.; VERSIANI, Z. (orgs.). Belo Horizonte: Ceale/ Autêntica, 2008. p. 37-54
PERRONE-MOISÉS, Leyla. ‘Literatura para todos”. In: Literatura e Sociedade. n. 9. São Paulo: DTLCC – USP, 2006. p. 16-29
_______________________. ‘Consideração intempestiva sobre o ensino de literatura”. In: Inútil Poesia e outros ensaios breves. São Paulo: Cia. das Letras, 2000. p. 345-351
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ROJO, Roxane. & MOURA, Eduardo. (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SETTON, Maria da Graça. Mídia e educação. São Paulo: Ed. Contexto, 2010.
WINNER, Langdon. Artefatos têm Política? (tradução Fernando Manso). ‘Do artifacts have politics?” In. The Whale and the Reactor: a search for limits in an Age of High Technology. Chicago: The University of Chicago Press, p.19-39. <http://pimentalab.milharal.org/files/2013/11/Langdon-Winner-Artefatos-tem-Politica.pdf>

Downloads

Publicado

2017-01-15

Como Citar

PEREIRA, P. H. Novas tecnologias, mídias e as práticas de leitura do cânone na escola. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, n. 53, 15 jan. 2017.