v. 26 n. 53 (2016): Línguas e culturas em contato

					Visualizar v. 26 n. 53 (2016): Línguas e culturas em contato

2º sem.: jul.-dez. 2016
Data da publicação: 15 jan. 2017 

Publicado: 2017-01-15

Apresentação

  • Apresentação

    Mônica Maria Guimarães Savedra, Telma Cristina de Almeida Silva Pereira
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a436

Entrevista

  • Entrevista com Dante Luchesi

    Xoán Carlos Lagares
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a435

Dossiê

  • Contacts de langues et geopolitique des langues romanes

    Louis-Jean Calvet
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a434
  • O latim na colonização do Brasil Quinhentista

    Leonardo Ferreira Kaltner
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a243
  • Arabismos europeus no português brasileiro

    Francisco Barroso de Sousa, Samantha Maranhão
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a298
  • A fronteira e as línguas em contato: uma perspectiva de abordagem

    Eliana Rosa Sturza, Juliane Tatsch
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a290
  • A ilha Amapá - panorama ecolingístico da fronteira franco-brasileira

    Kelly Cristina Nascimento Day
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a274
  • O contato entre o português e as línguas bantu em Moçambique: a alternância de atitudes sobre o estatuto social das línguas em jovens universitários

    Letícia Cao Ponso
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a302
  • Des enjeux linguistiques dans les trames littéraires: la célébration de l’oralité et de l’identité créole chez Simone Schwarz-Bart

    Vanessa Massoni da Rocha
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a275
  • Ensino de línguas com refugiados: implicações éticas, políticas e conceituais em tempos de biopoder

    Poliana Coeli Costa Arantes, Bruno Deusdará, Décio Rocha
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a306
  • Na busca das Américas, na fuga dos Haitis, o sujeito imigrante na língua

    Liana Cristina Giachini, Verli Fátima Petri, Viviane Teresinha Biachi Brust
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a340
  • Comparando o uso das línguas pelos falantes de minorías linguísticas: o caso dos descendentes alemães no Brasil e o caso dos gregos na Geórgia

    Kontanze Jungbluth
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a308
  • Português brasileiro e alemão em contato em duas comunidades virtuais

    Layla Cristina Iapechino Souto
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a270
  • Língua e cultura: a (re)construção do sujeito à luz do paradigma da complexidade - uma reflexão sobre a identidade indígena

    Tereza Tayná Coutinho Lopes, Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a236
  • O sujeito bilíngue nos Ensaios de Montaigne

    Gilson Ramos Lopes Neto, Júlia Costa Mendes, Isabella Mozzillo
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a254
  • Bilinguismo e identidade: uma dupla construção

    Bianca Alves Lehmann
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a246
  • Imersão recíproca – um método de ensino/aprendizagem para comunidades bi-/plurilíngues?

    Reseda Streb
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a280
  • Políticas linguísticas para o ensino de língua estrangeira em Niterói: um olhar crítico

    Luana Franco Rocha
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a266
  • Línguas, escola e sujeito surdo: análise do ‘relatório sobre a política linguística de educação bilíngue – língua brasileira de sinais e língua portuguesa”

    Angela Corrêa Ferreira Baalbaki
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a261
  • Os direitos linguísticos no ensino de surdos no Brasil: uma valorização de línguas?

    Verônica de Oliveira Louro Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a273
  • Minha mãe é belíssima: o elogio excessivo como estratégia de (im)polidez em negociação no contato intercultural entre duas estudantes de português brasileiro como segunda língua

    Rodrigo Albuquerque Pereira
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a282
  • Tornar-se professor de francês no Brasil: a experiência do projeto les crabes para a implementação de políticas públicas linguísticas

    Joice Armani Galli, Lorena Kathy Valentim Santos
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a271

Varia

  • Uma abordagem ecolinguística das preposições portuguesas

    Lajla Katherine Rocha Simião
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a263
  • Leitura, recepção e construções significantes em textos de escritoras negras

    Taise Campos dos Santos Pinheiro de Souza
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a177
  • O tratamento dado à leitura na fase final do Ensino Fundamental I: entre o real e o ideal

    Samara Moço Azevedo, Bianka Pires André
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a205
  • A discursividade no/do corpo de miss(es) - muçulmana e mundo

    Adriana Stela Bassini Edral, Ana Paula Andrade Assumpção, Luciane Botelho Martins
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a235
  • The return of the native de Thomas Hardy: Eustacia Vye ou o bovarismo encarnado no Wessex”

    Thierry Goater
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a341
  • Farewel happy fields”: o problema de Satã a partir do confronto entre o Milton poeta e Milton cristão

    Andrio de Jesus Rosa dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a82
  • A construção de sentido na letra de ‘as baleias” de Roberto e Erasmo Carlos: uma análise do framing

    Ilana Souto Medeiros
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a343
  • Literatura, ciberliteratura e a formação de alunos-leitores: diálogos com o cânone e a ficção de fãs

    Ana Claudia Silva Fidelis, Eliane Fernandes Azzari
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a194
  • A pós-modernidade e a leitura de obras literárias

    Anderson Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a103
  • Novas tecnologias, mídias e as práticas de leitura do cânone na escola

    Pedro Henrique Pereira
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a169

Resenha

  • Literatura luso-americana: obras de autores lusófonos na América do Norte

    Orison Marden Bandeira de Melo Jr.
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a264

Créditos

  • Organizadores e Colaboradores

    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a437
  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a438