Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Cadernos de Letras da UFF
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Edição atual
Edições anteriores
Submissões
Cadastro
Notícias
Contato
Buscar
Buscar
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 26 n. 53 (2016): Línguas e culturas em contato
v. 26 n. 53 (2016): Línguas e culturas em contato
2º sem.: jul.-dez. 2016
Data da publicação: 15 jan. 2017
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v26i53
Publicado:
2017-01-15
Apresentação
Apresentação
Mônica Maria Guimarães Savedra, Telma Cristina de Almeida Silva Pereira
PDF
Entrevista
Entrevista com Dante Luchesi
Xoán Carlos Lagares
PDF
Dossiê
Contacts de langues et geopolitique des langues romanes
Louis-Jean Calvet
PDF
O latim na colonização do Brasil Quinhentista
Leonardo Ferreira Kaltner
PDF
Arabismos europeus no português brasileiro
Francisco Barroso de Sousa, Samantha Maranhão
PDF
A fronteira e as línguas em contato: uma perspectiva de abordagem
Eliana Rosa Sturza, Juliane Tatsch
PDF
A ilha Amapá - panorama ecolingístico da fronteira franco-brasileira
Kelly Cristina Nascimento Day
PDF
O contato entre o português e as línguas bantu em Moçambique: a alternância de atitudes sobre o estatuto social das línguas em jovens universitários
Letícia Cao Ponso
PDF
Des enjeux linguistiques dans les trames littéraires: la célébration de l’oralité et de l’identité créole chez Simone Schwarz-Bart
Vanessa Massoni da Rocha
PDF
Ensino de línguas com refugiados: implicações éticas, políticas e conceituais em tempos de biopoder
Poliana Coeli Costa Arantes, Bruno Deusdará, Décio Rocha
PDF
Na busca das Américas, na fuga dos Haitis, o sujeito imigrante na língua
Liana Cristina Giachini, Verli Fátima Petri, Viviane Teresinha Biachi Brust
PDF
Comparando o uso das línguas pelos falantes de minorías linguísticas: o caso dos descendentes alemães no Brasil e o caso dos gregos na Geórgia
Kontanze Jungbluth
PDF
Português brasileiro e alemão em contato em duas comunidades virtuais
Layla Cristina Iapechino Souto
PDF
Língua e cultura: a (re)construção do sujeito à luz do paradigma da complexidade - uma reflexão sobre a identidade indígena
Tereza Tayná Coutinho Lopes, Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira
PDF
O sujeito bilíngue nos
Ensaios
de Montaigne
Gilson Ramos Lopes Neto, Júlia Costa Mendes, Isabella Mozzillo
PDF
Bilinguismo e identidade: uma dupla construção
Bianca Alves Lehmann
PDF
Imersão recíproca – um método de ensino/aprendizagem para comunidades bi-/plurilíngues?
Reseda Streb
PDF
Políticas linguísticas para o ensino de língua estrangeira em Niterói: um olhar crítico
Luana Franco Rocha
PDF
Línguas, escola e sujeito surdo: análise do ‘relatório sobre a política linguística de educação bilíngue – língua brasileira de sinais e língua portuguesa”
Angela Corrêa Ferreira Baalbaki
PDF
Os direitos linguísticos no ensino de surdos no Brasil: uma valorização de línguas?
Verônica de Oliveira Louro Rodrigues
PDF
Minha mãe é belíssima: o elogio excessivo como estratégia de (im)polidez em negociação no contato intercultural entre duas estudantes de português brasileiro como segunda língua
Rodrigo Albuquerque Pereira
PDF
Tornar-se professor de francês no Brasil: a experiência do projeto
les crabes
para a implementação de políticas públicas linguísticas
Joice Armani Galli, Lorena Kathy Valentim Santos
PDF
Varia
Uma abordagem ecolinguística das preposições portuguesas
Lajla Katherine Rocha Simião
PDF
Leitura, recepção e construções significantes em textos de escritoras negras
Taise Campos dos Santos Pinheiro de Souza
PDF
O tratamento dado à leitura na fase final do Ensino Fundamental I: entre o real e o ideal
Samara Moço Azevedo, Bianka Pires André
PDF
A discursividade no/do corpo de
miss(es)
- muçulmana e mundo
Adriana Stela Bassini Edral, Ana Paula Andrade Assumpção, Luciane Botelho Martins
PDF
‘
The return of the native de Thomas Hardy
: Eustacia Vye ou o bovarismo encarnado no Wessex”
Thierry Goater
PDF
‘
Farewel happy fields
”: o problema de Satã a partir do confronto entre o Milton poeta e Milton cristão
Andrio de Jesus Rosa dos Santos
PDF
A construção de sentido na letra de ‘as baleias” de Roberto e Erasmo Carlos: uma análise do
framing
Ilana Souto Medeiros
PDF
Literatura, ciberliteratura e a formação de alunos-leitores: diálogos com o cânone e a ficção de fãs
Ana Claudia Silva Fidelis, Eliane Fernandes Azzari
PDF
A pós-modernidade e a leitura de obras literárias
Anderson Ferreira
PDF
Novas tecnologias, mídias e as práticas de leitura do cânone na escola
Pedro Henrique Pereira
PDF
Resenha
Literatura luso-americana: obras de autores lusófonos na América do Norte
Orison Marden Bandeira de Melo Jr.
PDF
Créditos
Organizadores e Colaboradores
Editor Editor
PDF
Expediente
Editor Editor
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Idioma
English
Português (Brasil)