NOTAS SOBRE UM CURSO DE LITERATURA BRASILEIRA PARA ESTRANGEIROS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a187Palavras-chave:
ensino, literatura brasileira, PBLE.Resumo
Neste artigo, apresento algumas reflexões sobre a criação do curso de Literatura Brasileira para Estrangeiros e da condução das aulas, na cidade de São Paulo, de maio a julho de 2015, como professora autônoma em uma escola de idiomas. Trata-se de um estudo de caso e de uma tentativa de contribuir para o entendimento da prática ainda jovem do ensino de Literatura Brasileira para falantes de outras línguas no Brasil.
Downloads
Referências
BLOOM, Harold. Como e por que ler. Trad. José Roberto O’Shea. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
DIAS, André. "A crise da leitura e a formação do leitor: impasses e perspectivas", in Dias, A. et all. Leitura e formação do leitor: cinco estudos e um relato de experiência. Rio de Janeiro: Editora 7Letras. [no prelo].
FORNARI, Melissa Kuhn. O texto literário na aula de língua estrangeira: um olhar, uma possibilidade, uma experiência. Trabalho de conclusão de Licenciatura em Letras sob a orientação da Profa. Dra. Margarete Schlatter. Porto Alegre: UFRGS, 2006.
LOYOLA, Juliana. ‘Literatura, ensino e a formação do leitor: a experiência da alteridade” Entrevista audiovisual. Partes 1 – Literatura e ensino e a experiência da alteridade e 3 – Literatura, ensino e o leitor real. Fronteira n.14 2015. Disponível em http://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/issue/view/1358
MONTEIRO (Org.). A primeira aula: trânsitos da literatura brasileira no estrangeiro [recurso
eletrônico]. São Paulo: Itaú Cultural, 2014.
SELLAN, Aparecida Regina Borges. Textos de literatura: inserção e abordagem em livros didáticos de PBLE. Pesquisa de Pós-Doutorado sob supervisão da Profa. Dra. Norimar Pasini Mesquita Judice. Niterói: UFF, 2014.
TAKAHASHI, Neide Tomiko. Textos literários no ensino de português-língua estrangeira (PLE) no Brasil. Dissertação de Mestrado sob orientação do Prof. Dr. Reginaldo Pinto de Carvalho. São Paulo: USP, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.