NOTAS SOBRE UM CURSO DE LITERATURA BRASILEIRA PARA ESTRANGEIROS NO BRASIL

Autores

  • Ana Amalia Alves da Silva Mestre pela King's College de Londres.

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a187

Palavras-chave:

ensino, literatura brasileira, PBLE.

Resumo

Neste artigo, apresento algumas reflexões sobre a criação do curso de Literatura Brasileira para Estrangeiros e da condução das aulas, na cidade de São Paulo, de maio a julho de 2015, como professora autônoma em uma escola de idiomas. Trata-se de um estudo de caso e de uma tentativa de contribuir para o entendimento da prática ainda jovem do ensino de Literatura Brasileira para falantes de outras línguas no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Amalia Alves da Silva, Mestre pela King's College de Londres.

Mestre em Spanish Portuguese and Latin American Studies pela King’s College London, pós-graduada em Arte, Crítica e Curadoria pela PUC-SP, graduada em Letras Português e Inglês pela PUC-SP e em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia, pela Universidade Federal de São Carlos.

Referências

ACÍZELO DE SOUZA, Roberto. Teoria da Literatura. São Paulo: Ática, 2007.

BLOOM, Harold. Como e por que ler. Trad. José Roberto O’Shea. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

DIAS, André. "A crise da leitura e a formação do leitor: impasses e perspectivas", in Dias, A. et all. Leitura e formação do leitor: cinco estudos e um relato de experiência. Rio de Janeiro: Editora 7Letras. [no prelo].

FORNARI, Melissa Kuhn. O texto literário na aula de língua estrangeira: um olhar, uma possibilidade, uma experiência. Trabalho de conclusão de Licenciatura em Letras sob a orientação da Profa. Dra. Margarete Schlatter. Porto Alegre: UFRGS, 2006.

LOYOLA, Juliana. ‘Literatura, ensino e a formação do leitor: a experiência da alteridade” Entrevista audiovisual. Partes 1 – Literatura e ensino e a experiência da alteridade e 3 – Literatura, ensino e o leitor real. Fronteira n.14 2015. Disponível em http://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/issue/view/1358

MONTEIRO (Org.). A primeira aula: trânsitos da literatura brasileira no estrangeiro [recurso
eletrônico]. São Paulo: Itaú Cultural, 2014.

SELLAN, Aparecida Regina Borges. Textos de literatura: inserção e abordagem em livros didáticos de PBLE. Pesquisa de Pós-Doutorado sob supervisão da Profa. Dra. Norimar Pasini Mesquita Judice. Niterói: UFF, 2014.

TAKAHASHI, Neide Tomiko. Textos literários no ensino de português-língua estrangeira (PLE) no Brasil. Dissertação de Mestrado sob orientação do Prof. Dr. Reginaldo Pinto de Carvalho. São Paulo: USP, 2008.

Downloads

Publicado

2016-07-09

Como Citar

ALVES DA SILVA, A. A. NOTAS SOBRE UM CURSO DE LITERATURA BRASILEIRA PARA ESTRANGEIROS NO BRASIL. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, n. 52, 9 jul. 2016.