Literatura, ciberliteratura e a formação de alunos-leitores: diálogos com o cânone e a ficção de fãs

Autores

  • Ana Claudia Silva Fidelis Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas http://orcid.org/0000-0002-1527-6136
  • Eliane Fernandes Azzari Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n53a194

Palavras-chave:

Letramentos, literatura, tecnologias digitais.

Resumo

Ressignificados pelo desenvolvimento das tecnologias síncronas, os textos contemporâneos privilegiam a cola­boração e a interatividade entre autores e leitores, recon­figurando seus papéis. Neste artigo, revisitamos o lugar da leitura e a posição do leitor, problematizando o lugar que ocupam o cânone e o fânone (neologismo para o conjunto de textos de fãs) nos letramentos escolares na atualidade. 

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Biografia do Autor

Ana Claudia Silva Fidelis, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas; possui Mestrado em Teoria e História Literária também por essa mesma uni­versidade. É graduada em Letras pela Universidade Federal do Acre. Atua na área de Letras, com ênfase em Literatura e Ensino de Literatura, atuando prin­cipalmente nos seguintes temas: leitura, ensino, literatura brasileira, cânone e letramento.

Eliane Fernandes Azzari, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutoranda em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp; Mestre em Linguística Aplicada pela mesma instituição. Possui Gra­duação em Letras com Habilitação em Língua e Literatura Inglesas (Magistério) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui Habilita­ção Profissional Plena em Tradutor e Intérprete. É professora dos cursos de Gra­duação Português/Inglês e Integradora Acadêmica da Graduação da Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

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Publicado

2017-01-15

Como Citar

FIDELIS, A. C. S.; AZZARI, E. F. Literatura, ciberliteratura e a formação de alunos-leitores: diálogos com o cânone e a ficção de fãs. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, n. 53, 15 jan. 2017.