O PROFESSOR E O ALUNO COMO AGENTES DO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA

Autores

  • Debbie Mello Noble UFRGS
  • Solange Mittmann UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a196

Palavras-chave:

Ensino de Leitura, Prática docente, Leitura e Sentido.

Resumo

Neste artigo, nos propomos a apresentar alguns apontamentos a respeito do desenvolvimento da leitura pelos alunos nas escolas. Partindo de uma concepção discursiva sobre a leitura, que leva em conta o jogo entre língua, condições de sua produção e sujeito, consideramos que tanto professores como alunos têm papel atuante nesse desenvolvimento. Nesse sentido, defendemos uma prática docente que ofereça possibilidades de deslizamentos de sentidose de inserção dos alunos no jogo discursivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Debbie Mello Noble, UFRGS

Mestranda em Estudos da Linguagem - Análises Textuais, Discursivas e Enunciativas pelo PPG Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), com pesquisa sobre autoria, revisão de textos e publicidade sob a ótica da Análise do Discurso Pêcheuxtiana; bolsista CAPES/Fapergs. Graduada em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Possui experiência com docência em Língua Portuguesa e Literatura e como revisora de textos.

Solange Mittmann, UFRGS

Professora Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul , atuando na Linha de Pesquisa Análises Textuais, Discursivas e Enunciativas do PPG-Letras, como orientadora de mestrado e doutorado, e nas disciplinas de Língua Portuguesa do curso de Graduação em Letras. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso - GEPAD-RS.

Referências

CAZARIN, Ercília Ana. A leitura: uma prática discursiva. Revista Linguagem em (Dis)curso. v.6, n.2, maio/ago. 2006. Disponível em: <www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/>. Acesso em: 20 out. 2015.

INDURSKY, Freda. A Análise do Discurso e sua inserção no campo das ciências da linguagem. Cadernos do IL, Porto Alegre, n.20, 7-21, 1998.

MITTMANN, Solange. Formação do leitor: o que o ensino de gramática tem a ver com isso? In: CAZARIN, Ercília Ana; RASIA, Gesualda. (Org.). Ensino Aprendizagem de Línguas: Língua Portuguesa. Ijuí, 2007, p. 81-105.

ORLANDI, Eni P. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 2012.

PÊCHEUX, Michel. Metáfora e interdiscurso. In: PÊCHEUX, Michel. Análise de Discurso. Campinas: Pontes, 2012.

RITER, Caio. A formação do leitor literário em casa e na escola. São Paulo: Biruta, 2009.

SPALDING, Marcelo. História da Leitura. Digestivo Cultural, São Paulo, 2011.

Downloads

Publicado

2016-07-09

Como Citar

NOBLE, D. M.; MITTMANN, S. O PROFESSOR E O ALUNO COMO AGENTES DO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, n. 52, 9 jul. 2016.