O PROFESSOR E O ALUNO COMO AGENTES DO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a196Palavras-chave:
Ensino de Leitura, Prática docente, Leitura e Sentido.Resumo
Neste artigo, nos propomos a apresentar alguns apontamentos a respeito do desenvolvimento da leitura pelos alunos nas escolas. Partindo de uma concepção discursiva sobre a leitura, que leva em conta o jogo entre língua, condições de sua produção e sujeito, consideramos que tanto professores como alunos têm papel atuante nesse desenvolvimento. Nesse sentido, defendemos uma prática docente que ofereça possibilidades de deslizamentos de sentidose de inserção dos alunos no jogo discursivo.
Downloads
Referências
INDURSKY, Freda. A Análise do Discurso e sua inserção no campo das ciências da linguagem. Cadernos do IL, Porto Alegre, n.20, 7-21, 1998.
MITTMANN, Solange. Formação do leitor: o que o ensino de gramática tem a ver com isso? In: CAZARIN, Ercília Ana; RASIA, Gesualda. (Org.). Ensino Aprendizagem de Línguas: Língua Portuguesa. Ijuí, 2007, p. 81-105.
ORLANDI, Eni P. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 2012.
PÊCHEUX, Michel. Metáfora e interdiscurso. In: PÊCHEUX, Michel. Análise de Discurso. Campinas: Pontes, 2012.
RITER, Caio. A formação do leitor literário em casa e na escola. São Paulo: Biruta, 2009.
SPALDING, Marcelo. História da Leitura. Digestivo Cultural, São Paulo, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.